Cinco maneiras de otimizar a rentabilidade de sua empresa por meio da digitalização
15.10.2018
por Loic Regnier*
A era da transformação digital está em pleno andamento, acelerando em um ritmo surpreendente e recriando cada aspecto das nossas vidas. Conectividade, previsibilidade, simplicidade e, portanto, velocidade e agilidade, são os blocos de construção digital críticos para o futuro sucesso de todos os negócios. Uma companhia rentável e bem-sucedida gerencia suas despesas e receitas e, à medida que a digitalização se espalha pelo mundo, coloca a convergência da TI (Tecnologia da Informação) e TO (Tecnologia Operacional), a Internet Industrial das Coisas (IIoT) e as soluções de colaboração para trabalharem de forma conjunta, com o intuito de ganhar mais visibilidade de custos e melhor administrar as prioridades de receita.
Com a digitalização, a rentabilidade de um negócio pode ser gerenciada de forma muito mais ampla do que antes – levando em consideração todos os insumos que fazem da companhia algo lucrativo. Encontrar o ponto certo entre os pedidos de sua planilha e o quanto você terá que gastar para produzir esses pedidos pode ser muito mais fácil ao gerenciar digitalmente o planejamento e a entrada de pedidos, recursos/desperdício e ativos de produção.
Com produtos conectados e sistemas de controle em conjunto com aplicativos, análises e serviços, você pode conectar os sistemas que monitoram não somente o dinheiro que entra, mas também o que sai para questões como remuneração, matéria-prima e manutenção de equipamentos.
- Gestão de planejamento
A convergência de dados de produção e planejamento, e o ato de colocar esta informação no contexto dos fatores externos que afetarão seu negócio, pode ter um impacto real e significativo na rentabilidade de sua produção. Pense sobre como o clima afeta um agricultor em tempo real: tempestades podem influenciar a logística – um temporal pode tornar as estradas intransitáveis para transportes pesados; ventos fortes podem interferir na irrigação (e, por consequência, na qualidade da produção) ao pulverizar água na direção errada. Nestes cenários, integrar previsões do tempo com cronograma de produção e planejamento é algo que pode ajudar na tomada de melhores e mais bem embasadas decisões, como atrasar a produção até que o lucro possa ser maximizado, por exemplo.
- Gestão de pedidos do cliente
Digitalizar os pedidos dos clientes e gerenciá-los entre todos os insumos do negócio pode proteger e melhorar a rentabilidade de sua empresa. Isso é alcançado por meio da convergência de dados de TO e sistemas de TI, lhe dando a capacidade de contextualizar a informação, para tomar a melhor decisão sobre como produzir vantajosamente cada pedido. A digitalização também ajuda a oferecer serviços mais rápidos ao consumidor, por lhe dar a visibilidade necessária para responder prontamente às dúvidas dos clientes sobre quando seus pedidos serão produzidos e enviados, e a qual custo.
Digitalizar a gestão de pedidos significa ser capaz de colocar toda a informação relacionada a uma ordem – como termos e condições, receita unitária, detalhes de produto, quantidades e prazo – não somente no contexto de dados de produção e planejamento, mas de informações sobre a disponibilidade e preço das matérias-primas, e o custo de energia no momento em que a produção é agendada. Além disso, ao conectar os sistemas de RH, os custos de pessoal podem ser calculados em relação à salários, disponibilidade de mão-de-obra e o potencial preço de contratar recursos humanos adicionais. Por exemplo, se você é um fabricante europeu e recebe um grande pedido em agosto, quase toda a sua mão-de-obra estará de férias. Você deve, então, contratar uma equipe temporária ou chamar seus funcionários de volta das férias? E a qual custo adicional?
- Gestão de recurso
Gestão de recursos é outro elemento-chave ao gerenciar rentabilidade. Um dos principais recursos no qual uma melhor gestão pode aprimorar o lucro é a energia. Sistemas digitalizados entregam dados para que você possa ver onde e quanta energia está sendo desperdiçada em toda a planta ou até no chão de fábrica. Com esse tipo de informação, você está melhor capacitado para tomar decisões mais orientadas, em tempo real, e que podem reduzir o gasto de eletricidade sem impactar a produção. O resultado é a melhoria da rentabilidade.
Além disso, o desperdício de material também pode ser otimizado ao digitalizar o processo e utilizar um gêmeo digital para desenhar um objeto e sua ferramenta de produção – um otimiza o outro para chegar a uma média satisfatória entre funcionalidade e produtividade, minimizando a quantidade de material desperdiçado na produção. Utilizar ferramentas digitais para atingir o ponto em que o retorno é maximizado também reduz o risco na produção da vida real.
4. Gestão de ativos
Conectar ativos de produção torna possível otimizar seu uso, ao garantir que o ponto de melhor operação seja alcançado sem danificar o ativo. Produtos conectados também são mais fáceis de manter por toda sua vida útil ao possibilitar a manutenção antes que um ativo esteja danificado.
Considere, por exemplo, que uma única máquina possa impactar a sua capacidade de entregar novos pedidos com lucro. Se a máquina é acelerada para render mais, sua vibração adicional torna-se perigosa? Ou, a máquina está atualmente com baixo desempenho e você tem a capacidade de força-la um pouco mais? E quanto ao calor que ela gera – há necessidade de resfria-la a cada 12h para que trabalhe em um turno de 24 horas? Isso irá impactar a sua capacidade de trabalhar mais turnos quando entrarem pedidos grandes e afetará o número de funcionários necessários, juntamente com várias outras questões. Graças à digitalização, você pode levantar os dados de desempenho que são coletados de uma máquina conectada, para ajudá-lo a decidir sobre sua capacidade de aceitar novos pedidos de forma rentável. Em termos de lucratividade neste exemplo, a gestão de ativos é sobre ter certeza de que seus ativos não estão danificados enquanto trabalham por uma melhor rentabilidade.
- Gestão de conhecimento
Nas camadas de aplicativos, análises e serviços, o software para modelagem preditiva pode ter impacto real no retorno de um negócio. As soluções de gestão de conhecimento construídas em uma base de dados central podem melhorar os processos de trabalho e compartilhar conhecimento em um amplo espectro de usuários em uma organização. O resultado é a compreensão aprimorada e a melhor resposta da qualidade do produto – significando que o planejamento de negócios pode ser otimizado e melhores decisões de negócios podem ser tomadas rapidamente.
Se pegarmos um exemplo na indústria de Óleo & Gás, há softwares que garantem que qualquer um que use dados de petróleo bruto em uma empresa, tenha acesso à informação mais consistente e atualizada nas divisões - incluindo planejamento, agendamento, comércio e operações. Isso permite uma colaboração e significa que todas as divisões podem contribuir para tomar decisões de negócios eficientes e assim otimizar a rentabilidade.
Como você pode ver, a digitalização permite a convergência de dados desde planejamento e produção, pedidos de clientes, gestão de desperdício e ativos, com dados de TI e análises, até “virtualmente” visualizar o lucro de um projeto, antes mesmo que ele tenha começado. Para o futuro, nós estamos analisando como é possível estender o alcance por meio de todo ecossistema de um negócio de automação industrial e reunindo parceiros de tecnologia, fornecedores, integradores de sistemas e de máquinas, e outras empresas, dando a eles o espaço para trabalharem juntos em uma verdadeira plataforma de negócios, com o intuito de melhorar sua rentabilidade de ponta a ponta.
*Loic Regnier é Strategic Influence Thought Leadership Leader em Industry na Schneider Electric.