Crescimento sustentável bem feito pode impulsionar a expansão internacional

Crescimento sustentável bem feito pode impulsionar a expansão internacional

25.09.2024

Escalar um negócio implica crescer de maneira exponencial, sem a necessidade de aumentar recursos na mesma proporção. Esse conceito é especialmente relevante no universo de startups e big techs, onde a combinação de crescimento acelerado com eficiência operacional cria negócios altamente rentáveis. A chave para a escalabilidade é expandir justamente enquanto se minimiza o uso de recursos, como tempo e dinheiro, garantindo um desenvolvimento sustentável e lucrativo.

Ao mesmo tempo, os empreendedores enfrentam desafios ao tentar escalar seus negócios. De acordo com o relatório Startup Genome, 90% das startups falham não por produtos ruins ou concorrência intensa, mas por crescerem antes de estarem preparadas, gastando mais do que deveriam. Por outro lado, quando feito corretamente, o processo de escalabilidade pode ser extremamente benéfico, permitindo que as empresas cresçam até 20 vezes mais rápido do que seus concorrentes.

De acordo com Rica Mello, renomado ex-consultor estratégico das gigantes McKinsey e Bain & Company, hoje especialista em gestão de empresas e fundador do grupo BCBF, no cenário atual de negócios, escalar de forma exponencial é o objetivo central de muitas corporações. “Tenho me dedicado a aplicar e refinar métodos que permitem esse tipo de expansão acelerada. Um dos pilares da escalabilidade exponencial, por exemplo, é a compreensão profunda da dinâmica dos mercados globais”, explica.

Para ele, o sucesso na expansão internacional exige que as empresas realizem uma análise detalhada das variáveis econômicas, culturais e regulatórias de cada região. "Para crescer em um mercado internacional, essas corporações precisam adaptar-se rapidamente aos diferentes cenários, mas, ao mesmo tempo, devem manter uma visão unificada do que as faz competitivas globalmente", diz. Ele ressalta ainda que acompanhar as tendências econômicas, como taxas de crescimento, inflação e comportamento do consumidor, é essencial para identificar onde estão as oportunidades reais de expansão. Além disso, compreender as regulamentações comerciais, como o GDPR na União Europeia, pode fornecer uma vantagem competitiva.

Como escalar com segurança

Um componente crítico da estratégia de crescimento exponencial é a adaptação do modelo de negócios para cada mercado local. De acordo com Rica, um dos maiores erros que as empresas cometem ao tentar escalar é ignorar as diferenças culturais e as necessidades locais dos consumidores. "Não se trata apenas de traduzir um produto, mas reformulá-lo para que ele faça sentido dentro do contexto local", destaca. A adaptação inclui também ajustes nos preços, nas funcionalidades dos produtos e até nas campanhas de marketing, que devem ser sensíveis às peculiaridades culturais.

“Nesse sentido, a tecnologia é uma das ferramentas mais importantes para permitir o crescimento exponencial. Usar plataformas digitais, big data e automação como alavancas ajudam aqueles que desejam escalar rapidamente”, completa. O uso inteligente de dados permite que as empresas tomem decisões ágeis e embasadas, aumentando a eficiência operacional e melhorando a experiência do cliente em todos os mercados. “Plataformas de e-commerce, por exemplo, permitem que pequenos negócios operem internacionalmente com facilidade, enquanto soluções de nuvem e automação ajudam a gerenciar a complexidade crescente à medida que a empresa se expande”, conclui.

Além disso, é fundamental a formação de equipes multiculturais para empresas que querem crescer internacionalmente. A diversidade de pensamento e experiência que surge de equipes compostas por profissionais de diferentes regiões permite que as empresas sejam mais inovadoras e adaptáveis às demandas dos mercados locais. Por fim, o crescimento exponencial não pode ser apenas sobre velocidade — a eficiência operacional deve caminhar lado a lado com a estratégia. Escalar de forma sustentável significa garantir que os processos sejam otimizados para atender à crescente demanda sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços. 

Sobre Rica Mello

Rica Mello é apaixonado por gestão, números, estratégia e pessoas. Dedicou uma década auxiliando grandes empresas como consultor estratégico da McKinsey e Bain & Company antes de criar seus próprios negócios. É empreendedor serial e está à frente de negócios em diversos segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo, e-commerce e educação