Democratização da tecnologia e governança: a chave para adoção de IA na visão do Stefanini Group

19.03.2025
Apesar de toda a evolução da Inteligência Artificial (IA) Generativa nos últimos anos, as oportunidades de crescimento do uso da ferramenta são imensas. De acordo com uma pesquisa do MIT, apenas 9% dos mil executivos entrevistados tinham um exemplo funcional de adoção da tecnologia para mostrar.
Esse é um cenário que deverá mudar rapidamente. “A IA vem se democratizando rapidamente, passando a estar disponível para todas as áreas de negócio – não apenas por meio de soluções prontas, mas também com a possibilidade de desenvolvimento de soluções personalizadas”, afirma Fabio Caversan, vice-presidente global de Inovação do Stefanini Group.
Para o executivo, o grande ponto é contextualizar a tecnologia dentro dos processos de negócios. “Para isso, precisamos de dados robustos e uma implementação adequada, permitindo que exploremos o melhor da tecnologia e alavancar os resultados”, acrescenta.
Com um modelo de governança de IA implementado e mais de 8.000 prompts que são usados de forma descentralizada para apoiar as equipes internas, o Stefanini Group permite que as diferentes áreas criem e reutilizem soluções de Inteligência Artificial. “Esse processo já estava mais desenhado, por termos essa expertise há mais de 14 anos ‘em casa’. Com isso, podemos integrar a IA nos processos das empresas de forma segura e eficiente”, diz Caversan.
A grande experiência com Inteligência Artificial tem permitido ao Stefanini Group concorrer em escala global – o que é um enorme desafio. “Temos uma presença global forte, com uma mão de obra altamente qualificada e local, mas competimos com países como a Índia, considerados como referência em tecnologia”, conta o executivo.
Para superar esse desafio e competir em pé de igualdade, o grupo trabalha continuamente para mostrar que suas soluções tecnológicas estão à altura dos concorrentes internacionais. “Mesmo que a Marca Brasil ainda não seja amplamente reconhecida por sua excelência tecnológica, estamos sempre buscando construir essa visão”, completa o executivo, que contabiliza mais de 250 casos de IA aplicada em clientes ao redor do mundo.