Quais as 5 principais tendências para o mercado de logística em 2023?
17.01.2023
Por Chris Jones*
Perto do final de 2021, tive a chance de fazer uma previsão para a Logistics Viewpoints sobre como seria 2022 em cinco grandes temas de logística. Ao contrário do pessoal que analisa resultados eleitorais hoje em dia, fui um pouco mais preciso e as projeções de 2022 prepararam o terreno para o que irá acontecer em 2023. Vejamos o que aconteceu com os grandes temas, bem como as pesquisas e análises que fizemos em 2022 e porque ambos ajudarão a determinar 2023.
Vale ressaltar que o conteúdo possui informações mescladas entre o cenário norte americano e um conteúdo adicionado posteriormente sobre a perspectiva brasileira, apontando cenários, considerações e expectativas para o mercado de supply chain e logística.
Tema 1: O supply chain global estará ocupado, congestionado e caótico.
Acertou em cheio. Apesar de muitos pedirem que os volumes de importação dos EUA caíssem bem antes do verão, eles não o fizeram. Houve números recordes (veja a Figura 1) até agosto de 2022 e mesmo quando os volumes de setembro diminuíram, eles ainda eram 7% maiores do que antes da pandemia de 2019. É importante ressaltar que os atrasos nos portos continuam sendo um problema em 2022, especialmente para os portos da Costa Leste e do Golfo que tiveram anos recordes.
Previsões de 2023: O supply chain será um pouco menos ocupado, congestionado e caótico, mas mais baratas -- pelo menos na parte de transporte. Os volumes de importação dos EUA podem não ser tão altos quanto no auge da pandemia; no entanto, se eles permanecerem acima dos números de 2019, a mudança dos portos da Costa Oeste persistir, a situação trabalhista não for resolvida, as transportadoras continuarão a usar viagens em branco (ocorre quando um porto não poderá acolher determinada embarcação dentro de sua rota prevista) e os importadores continuarão a ver o desempenho desigual do supply chain. A única nota brilhante é que os custos de envio serão uma fração do que eram nos últimos anos.
No Brasil, por exemplo, o movimento citado no cenário norte americano também reflete no cenário nacional. No porto de Santos, localizado no Estado de São Paulo, o volume recebido em 2021 foi de 1.071.119,94 (TEUS), ou seja, 5% menor frente ao ano de 2020. Além disso, um porto que chama a atenção por crescer mais de 22% entre 2021 e 2020 foi o estabelecimento de Navegantes, município brasileiro do estado de Santa Catarina.
Tema 2: A compra online vai alimentar o crescimento da entrega ao domicílio, gerando desafios e novas estratégias
Acertou em cheio. O apetite dos consumidores por ecommerce e entrega em domicílio continuou a crescer em 2022, mas foi moderado pela alta inflação na segunda metade do ano. O ponto principal foi que a pandemia converteu mais consumidores ao comércio eletrônico e o modelo de delivery, especialmente o grupo demográfico com mais de 55 anos. No estudo que realizamos em 2022 chamado “Ecommerce: o atendimento do varejista e o desempenho de entrega acompanham o crescimento das vendas?”, a conveniência foi citada como o principal motivo pelo qual os consumidores compram online e recebem seus produtos - e é intenção dos consumidores ter mais compras de comércio eletrônico entregues em casa.
Previsão para 2023: os consumidores se concentrarão no desempenho de entrega em domicílio e os varejistas vão focar na redução ou recuperação de custos de entrega em domicílio. No mesmo estudo de ecommerce, mais de 72% dos consumidores tiveram uma falha na entrega em um período de três meses. Isso é péssimo. Em 2023, os consumidores serão menos complacentes e dispostos a comprar de varejistas cujo desempenho de entrega seja compatível com o restante da experiência de compra.
As companhias não apenas enfrentarão consumidores mais exigentes e se concentrarão no desempenho da entrega, mas também devem encontrar maneiras de reduzir os crescentes custos de entrega em domicílio. Em 2023, eles adotarão estratégias de entrega mais diversificadas com base na personalização da entrega de seus clientes para reduzir o custo das entregas ou vender serviços relacionados à entrega, como janelas de tempo premium, prazos de entrega acelerados ou outras estratégias de valor agregado.
Tema 3: A grande renúncia (movimentos de demissão por parte dos funcionários) vai acelerar o êxodo dos motoristas existentes, aumentando o foco na retenção.
Praticamente acertou em cheio. A falta de motorista continuou sendo um problema em 2022; no entanto, os fatores que o mantêm como um problema vão muito além da Grande Renúncia. Na verdade, a escassez de motoristas era mais uma função do “Grande movimento de encontrar outro emprego que não me estresse e tenha um bônus de assinatura”.
Previsão de 2023: a escassez de motoristas não melhora. Vários desafios macroeconômicos e demográficos foram destacados em nosso estudo de 2022 “Escassez de recursos: o mascaramento da pandemia é um problema muito maior para o supply chain no futuro?” que continuarão a tornar os motoristas escassos: 1) Uma economia mais forte do que o previsto. 2) Muito mais empregos em aberto do que pessoas para preenchê-los e isso é especialmente verdadeiro para empregos de colarinho azul, como dirigir. 3) Política de imigração que impede que potenciais trabalhadores entrem no país para preencher vagas abertas, como dirigir. 4) Taxa de natalidade em declínio que não atinge a taxa de reposição desde a década de 1970. Mais do que nunca, as empresas continuarão a se concentrar em reter os motoristas existentes, reduzindo o estresse do motorista, pois encontrar substitutos não será fácil.
Tema 4: A sustentabilidade se tornará uma oportunidade e não um desafio para o supply chain
Acertou em cheio: a sustentabilidade no supply chain vem evoluindo há um bom tempo, mas, até recentemente, não havia tanto escrutínio dos consumidores, especialmente em termos de entrega. Em 2022, lançamos um estudo de opinião do consumidor sobre sustentabilidade chamado “Varejo: Sustentabilidade não é um desafio, mas sim uma oportunidade” e os resultados foram conclusivos sobre a importância do meio ambiente para os consumidores -- 39% tomam decisões de compra com base no impacto ambiental de uma empresa ou produto impacto. Além disso, os consumidores indicaram que desejam ser flexíveis quando se trata de opções de entrega mais sustentáveis -- 50% estavam bastante/muito interessados em opções de entrega ecológicas.
Previsão de 2023: os varejistas adotarão a sustentabilidade para entrega em domicílio. Existem muitas razões para o apelo de um desempenho de entrega mais sustentável, como fidelidade do cliente, aumento de receita, etc.; no entanto, nada é mais importante do que a maioria das opções sustentáveis de entrega em domicílio são de baixo custo de execução. Conforme declarado no Tema 2, os varejistas se concentrarão fortemente em maneiras de reduzir seus custos de entrega em domicílio. Que melhor maneira de fazer isso e deixar os clientes mais felizes?
Tema 5: O machine learning (ML) se tornará popular na tecnologia do supply chain
Praticamente acertou em cheio. O veredicto teria sido “definitivamente acertado” se estivéssemos contando toda a “lavagem de ML” acontecendo no supply chain e no mercado de tecnologia de logística. Na realidade, o aprendizado de máquina está se tornando incorporado e, ao contrário do “redefinidor” exagerado do supply chain e da tecnologia de logística, assumiu um papel mais razoável como aprimorador poderoso para determinar métricas como tempo estimado de chegada (ETA), tempos de condução, locais de entrega e muitos outros. A abundância de dados no supply chain e nas operações de logística tornou o machine learning uma ferramenta poderosa e bem reconhecida para dar significado a esses dados e fazer previsões mais precisas dos resultados.
Previsão de 2023: 2023 será um ano de “aprendizado” para machine learning no supply chain e operações logísticas. À medida que as implantações se tornarem mais comuns em 2023, as empresas de tecnologia de supply chain e logística aprenderão mais sobre seus recursos -- onde funciona e não (já vimos alguns desses casos). Também veremos usos mais sofisticados que o combinam com algoritmos “tradicionais” para determinar áreas de melhoria de otimização e configurações de sistema na tecnologia de planejamento.
Um pouco de introspecção é bom, pois pode ajudar a refinar nosso pensamento sobre o futuro e as ações que devemos tomar. Os profissionais da área podem esperar que 2023 seja um ano de transição. Haverá um afastamento de toda a luta relacionada ao atendimento da demanda elevada e mais foco na redução de custos, excelência operacional e no uso no supply chain para envolver os clientes. No entanto, muitos dos problemas induzidos pela pandemia, como desempenho do supplly chain, escassez de mão de obra e, sim, COVID, continuarão a tornar as operações diárias desafiadoras.
*Vice-presidente e diretor de pesquisa para Enterprise Resource Planning Solutions no Gartner e diretor associado da Kraft General Foods.