Sustentabilidade e eficiência: cinco boas práticas eco-friendly para o seu negócio

Sustentabilidade e eficiência: cinco boas práticas eco-friendly para o seu negócio

16.09.2024

Paulo Moratore*

O perfil do consumidor está passando por uma transformação significativa. Hoje, para que um negócio obtenha sucesso, não basta mais oferecer bons preços, produtos de qualidade e uma experiência satisfatória. Os clientes apresentam novas exigências ao varejo, incluindo questionamentos sobre o ESG (Environmental, Social, Corporate Governance). Entre os três termos, o meio-ambiente (environmental) se destaca como uma questão urgente, ressaltando a importância de se abordar a sustentabilidade no varejo.

Um estudo da Teads, uma plataforma global de mídia, em parceria com a Kantar, revelou que nove em cada dez brasileiros declararam que a sustentabilidade desempenha um papel importante em suas vidas. Esse levantamento evidencia que a sociedade percebe os impactos ambientais em seu cotidiano e se envolve mais ativamente no assunto.

Como resultado, estão ocorrendo mudanças significativas nos hábitos e comportamentos das pessoas, como o uso racional da água, o controle do consumo de eletricidade e o aumento da reciclagem. Mas o que o varejo tem a ver com isso? A resposta é: tudo! 

Por razões óbvias, as lojas consomem recursos naturais em uma escala muito maior que as famílias. Isso por si só, aumenta a responsabilidade do varejo, que também precisa se engajar, mudar hábitos e comportamentos. Isso significa que o cliente "verde", como é conhecido esse consumidor mais engajado com as causas ambientais, tem um impacto direto na competitividade de um negócio.‍

Investir em sustentabilidade abre caminho para uma série de benefícios. Práticas sustentáveis agregam valor à marca, afinal, o “cliente verde” que observa o esforço feito para cuidar do ambiente se identifica e fortalece os laços com a loja. Esses consumidores tendem a ser mais leais, recomendando seu negócio para conhecidos, o que impulsiona um ciclo positivo que impacta todo o mercado.

Quer ter acesso a essas vantagens competitivas e contribuir para um mundo mais sustentável? Veja cinco boas práticas ambientais para se adotar no varejo.

‍1) Elimine o desperdício

O conceito de sustentabilidade pressupõe uma utilização mais econômica de todos os recursos. E aqui não falamos apenas de energia e outros insumos naturais. Portanto, é fundamental implementar um controle de estoque eficiente, evitando desperdícios de produtos que possam estragar ou vencer. Além disso, considere a reutilização, evitando embalagens descartáveis sempre que possível.

2) Utilize a tecnologia verde

Um dos maiores inimigos da sustentabilidade é o excessivo consumo de papel. Além de ser prejudicial ao meio ambiente, essa prática pode ser contraproducente para os negócios. Recursos tecnológicos como armazenamento em nuvem, folhetos virtuais e etiquetas eletrônicas, não apenas reduzem erros manuais e automatizam processos, mas também ajudam a diminuir o consumo de papel. Além disso, considere a possibilidade de utilizar energias alternativas, como lâmpadas mais econômicas, para reduzir o consumo de energia em sua loja. Isso não apenas beneficia o meio ambiente, mas também pode resultar em economia de custos a longo prazo.

3) Seja promotor da reciclagem

Separar e reciclar o lixo produzido pela sua loja é uma ação simples, porém essencial, que já provoca um impacto positivo no meio ambiente. No entanto, o seu negócio pode ir além e se tornar um promotor da reciclagem, oferecendo espaços para a coleta de materiais como papéis, garrafas PET, pilhas e outros itens recicláveis.

4) Implemente entregas sustentáveis

Uma outra maneira de promover uma parceria sustentável com o cliente é modificar alguns aspectos relacionados à entrega das compras. Evitar o uso de itens degradantes para o meio ambiente no processo de entrega pode ter um impacto significativo. Muitas lojas já optaram por substituir embalagens plásticas ou de isopor por alternativas feitas de materiais biodegradáveis. Além disso, produtos como canudos, copos e talheres de plástico também não são recomendáveis para a sustentabilidade no varejo.

5) Priorize fornecedores eco-friendly

Não adianta muito a sua loja adotar boas práticas ambientais se você continuar trabalhando com fornecedores que não compartilham do mesmo compromisso. Portanto, para criar um impacto real e cumprir efetivamente o compromisso com a sustentabilidade, é fundamental priorizar parcerias com empresas que também sejam responsáveis com o meio-ambiente e adotem práticas amigáveis.

Dicas dadas e anotadas? Se o seu varejo já adota as práticas de ESG em suas operações, parabéns! Mas se esse ainda não é o seu caso, mãos à obra. O caminho é árduo, mas recompensador.

*É diretor Comercial da Pricefy by Selbetti