John Deere apresenta uma revolução para o mercado florestal na 5ª edição da Expoforest
10.08.2023
Com o objetivo de consolidar sua posição de liderança no setor de silvicultura, a John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, marca presença na 5ª edição da Expoforest. A maior feira florestal dinâmica da América Latina apresenta tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas e ocorre entre os dias 9 e 11 de agosto, no município de Guatapará, em São Paulo.
O principal lançamento é a tecnologia IBC 3.0, uma nova versão do controle inteligente de lança. Com o IBC para Harvester, o operador controla apenas o cabeçote enquanto o sistema cuida do movimento da lança. O IBC 3.0 oferece ainda mais recursos que ajudam evitar a alimentação em direção à cabine e o operador a encontrar maneiras seguras de trabalhar, mantendo a máquina intacta. Já com o IBC para Forwarder, a lança é muito precisa e fácil de operar, o operador controla a ponta da lança em vez de controlar os movimentos independentes da sua articulação. O sistema IBC possui amortecimento elétrico na extremidade para todas as direções de movimento da lança principal.
Outro destaque é a plantadora florestal, que representa uma verdadeira revolução para o mercado, capaz de armazenar 2.392 mudas e otimizar até 90% o tempo de trabalho manual. Por meio de um plantio georreferenciado com uso da antena Starfire 7000 da John Deere e do piloto automático Autotrac, a nova máquina conta com os sistemas TimberMatic Maps & TimberManager, o que contribui para a redução de mão de obra, alta precisão e uso eficiente da água, tudo isso feito com planejamento remoto das operações. Além disso, a sua plataforma é o forwarder 1510G, equipamento robusto e econômico que garante versatilidade de movimento em múltiplos terrenos, mais ergonomia e segurança.
“A mecanização da silvicultura é um aspecto-chave para tecnologias como geolocalização de mudas, pulverização com piloto automático dentro da floresta e mapa de plantio integrado à colheitadeira, com acesso a mapas de dados que mostram a localização de cada árvore. Todos esses itens integrados colaboram para que operadores e gestores atinjam um grande potencial produtivo, abrindo espaço para que dediquem seu tempo a novas técnicas e manejos, inovações e tendências, com base no histórico e nos dados gerados ao longo de todo o processo produtivo”, afirma Stanley Gepp, diretor da Divisão de Florestal da John Deere Brasil e América Latina.
O consagrado portfólio para operações CTL e Full Tree também estará representado na feira, com a máquina florestal 2144G, produzida no Brasil. Trata-se de uma solução para operações de harvester, processador e garra traçadora. O equipamento conta com o novo motor John Deere Power Tech Plus de 6.8L, opção de esteira heavy-duty com sapata de garra dupla, câmera traseira e tanque de combustível de 585 litros.
Também serão apresentados o Feller Buncher de Esteira 803M, que oferece um motor de 9L e produz 25% mais energia que a versão anterior, proporcionando um nível de produtividade completamente novo; e o 903M, com motor potente e ótima eficiência de combustível, hidráulica rápida, profunda faixa de corte e melhor acúmulo de árvore da classe para máxima produtividade. Ambos já com a versão IBC 3.0. O Feller Buncher de pneus 643L é uma opção atrativa para colheita em áreas planas, tem sistema elétrico simplificado, resfriamento turbo para aumentar o tempo ocioso, pinos, buchas e cilindros hidráulicos mais resistentes para uma vida útil mais longa.
Com potência e força de tração aprimoradas, o equipamento 1510G traz todos os atributos esperados de um forwarder líder de mercado. Uma máquina potente e eficiente da John Deere que oferece alta força de tração, lança suave e potente e, naturalmente, uma nova cabine com um ambiente revolucionário. O forwarder mais potente criado pela empresa, o 1910E, define um novo padrão de transporte de cargas pesadas em terrenos difíceis. Com quase 250 hp e força de tração de 220 kN, o 1910E é a escolha natural para os que enfrentam declives íngremes e madeiras grandes, o que é tratado com facilidade pelo carregador CF8. Além disso, o conforto está garantido pelas novas estações de operadores revolucionárias que nivelam e giram automaticamente garantindo ciclos de carregamento mais rápidos. Esse equipamento está em demonstração no campeonato de operadores.
O Harvester florestal 1270G tem um motor de 9L e uma lança CH7, o que permite desempenho normalmente reservado para harvesters de classes maiores. É bastante potente para lidar com as operações de derrubada limpa mais exigentes e é manobrável o bastante para operar em aplicações de desbaste definitivo. O Skidder 768L-II oferece potência bruta de 210 kW, torque bruto de 1.276 Nm e capacidade máxima da garra de 2,07 m². Além disso, estão expostos os cabeçotes H219 e 622B.
Foto: Eaemaq