Accenture e Schaeffler exploram robôs humanoides industriais com tecnologias NVIDIA e Microsoft

Accenture e Schaeffler exploram robôs humanoides industriais com tecnologias NVIDIA e Microsoft
A Digit, da Agility Robotics, realiza o manuseio de materiais, como manuseio de caixas e transporte para áreas de preparação de kits e comissionamento, em um gêmeo digital de uma instalação da Schaeffler. Credito: https://newsroom.accenture.com

07.04.2025

A Accenture e a Schaeffler AG estão inovando a automação industrial com robôs humanoides e IA física, utilizando simulação e dados da NVIDIA e Microsoft. Durante a Hannover Messe 2025, as empresas demonstrarão como as novas tecnologias otimizam cenários de colaboração entre humanos e robôs, incluindo o cobot EMMA da Schaeffler, AMRs e robôs humanoides, como o Digit da Agility Robotics.

Andreas Schick, diretor de operações da Schaeffler, afirma que a colaboração com a Accenture e parceiros como a NVIDIA e a Microsoft busca moldar a produção do futuro. Patrick Vollmer, líder de Indústria Global da Accenture, destaca como a IA física transforma a automação, melhorando flexibilidade e produtividade.

As empresas criaram uma prova de conceito (PoC) em três níveis:

  • Planejamento de instalações ideais: Usando gêmeos digitais no NVIDIA Omniverse, a Accenture ajuda a Schaeffler a planejar o layout de fábricas e reduzir os tempos de comissionamento, simulando cenários com AMRs, manipuladores adaptáveis e robôs humanoides.
  • Adoção de IA física e robôs humanoides: A Schaeffler está testando frotas de robôs, como o Digit e o Phoenix, em gêmeos digitais de fábricas. Esses robôs são treinados por imitação, aprendendo tarefas como manuseio de materiais.
  • Otimização de operações em tempo real: A Accenture, em colaboração com a Avanade e a Microsoft, usa dados do Omniverse para otimizar o desempenho dos robôs nas fábricas. A solução implementada na Schaeffler, em Schweinfurt, melhora a produção com IA generativa e análise de dados para resolver problemas rapidamente.