Aço Hardox® é alternativa econômica ao uso de 1045 e outros aços de baixa liga
25.08.2021
Nas indústrias de cimento, reciclagem, agrícola, alimentos e outras, há vários componentes que estão sujeitos ao desgaste abrasivo. São facas picadoras, martelos, peneiras, britadores e moedores, sistemas de transporte e carregamento, dentre outros. Do ponto de vista da engenharia de materiais, aços com a microestrutura complexa e dureza elevada são sempre recomendados quando se pensa no desgaste abrasivo ou por erosão. Materiais com teor de carbono mais elevado, como por exemplo, o 1045, é uma alternativa com boa relação entre custo e desempenho. Ou também, aços que além de carbono contam com outros elementos de liga, como o 4130 ou 4340, mas já com custo mais elevado.
Mas todos os aços de alto carbono, com ou sem adição de outros elementos de liga, são normalmente fornecidos na condição recozida e necessitam de tratamento térmico de têmpera e revenimento para obter a dureza que estas indústrias precisam. O aço de alta resistência Hardox®, fabricado pela siderúrgica sueca SSAB, já é fornecido pela usina com a dureza nominal de trabalho, sem a necessidade de tratamento térmico e de desempeno após o TT, ou custo adicional de frete.
Para atender as diversas exigências dos mais variados segmentos, a família dos aços Hardox® tem durezas que variam de 350 a 700 HBW, mas a dureza não é o único requisito destes aços. Existem versões que foram desenvolvidas para aplicações específicas que combinam a dureza com elevada tenacidade, ou com resistência a elevadas temperaturas, ou com resistência a corrosão.
O fato de o aço Hardox® ser um material extremamente limpo, livre de inclusões, com sua composição química bem controlada e propriedades mecânicas homogêneas ao longo da espessura, sua formabilidade, soldabilidade e demais características necessárias para o seu beneficiamento fazem com que sua performance nas oficinas e workshops seja superior à dos aços baixa liga tradicionais.