BASF amplia seu portfólio de químicos intermediários com balanço de biomassa

BASF amplia seu portfólio de químicos intermediários com balanço de biomassa

02.06.2024

A BASF ampliará sua oferta de materiais com certificação de balanço de biomassa, BMBCertTM, incluindo 1,4-butanodiol (BDO), tetrahidrofurano (THF), politetrahidrofurano (PolyTHF®) e 3-(dimetilamino) propilamina (DMAPA). Além da planta de produção em Ludwigshafen, na Alemanha, a planta de Geismar, em Louisiana (EUA) também obteve certificação para todos esses produtos. A planta de Ulsan (Coreia do Sul) também obteve certificação para o PolyTHF. Com essas certificações, a BASF agora pode oferecer aos seus clientes produtos certificados ISCC PLUS e REDcert2 produzidos regionalmente, nos quais os recursos renováveis substituem as matérias-primas fósseis e reduzem a pegada de carbono do produto do início ao fim (PCF).

"As novas certificações para produtos-chave de nosso portfólio demonstram o compromisso com a sustentabilidade e nossa visão de ser o parceiro preferido para intermediários químicos sustentáveis. Com nossa gama de materiais produzidos seguindo a metodologia de balanço de biomassa, ajudamos os clientes a alcançar seus objetivos de sustentabilidade substituindo matérias-primas fósseis e reduzindo a pegada de carbono do início ao fim. Estamos comprometidos em impulsionar a transformação sustentável da indústria química e nos orgulhamos de oferecer mais produtos que contribuem para os objetivos de sustentabilidade de nossos clientes", declara Ketan Joshi, presidente da divisão de Intermediários da BASF.

As soluções BMBCert*** contribuem para reduzir a demanda por matérias-primas fósseis. No início da cadeia de valor, as matérias-primas fósseis são substituídas por recursos renováveis certificados e uma quantidade correspondente de conteúdo renovável é atribuída ao produto por meio de uma abordagem de balanço de massa. O produto resultante BMBCert terá uma pegada de carbono inferior à do produto convencional da BASF. Por exemplo, de acordo com a Asahi Kasei Corporation, o uso de THF BMB da BASF para produzir sua fibra expansível sustentável com balance de massa de grau premium sob a marca ROICA™ poderia resultar em uma redução aproximada de 25% nas emissões de CO2 em comparação com seus produtos existentes****.

Matérias-primas essenciais

O BDO é usado na produção de PolyTHF. Os clientes da BASF utilizam o PolyTHF, por exemplo, para produzir fibras elásticas de elastano e spandex que são empregadas em uma ampla gama de produtos têxteis, como roupas de banho, roupas esportivas, roupas íntimas e também vestuário, como camisas e calças elásticas. As fibras elásticas garantem conforto de uso a longo prazo e são resistentes à umidade e a microorganismos. O PolyTHF também é utilizado como componente químico na produção de poliuretanos termoplásticos (TPU), que os clientes da BASF utilizam para fabricar mangueiras elásticas altamente resistentes à abrasão, filmes e revestimentos de cabos, principalmente para a indústria automotiva. Outras aplicações incluem poliéteres termoplásticos, polieteramidas e elastômeros fundidos, que podem ser utilizados na fabricação de diversos produtos, como rodas de skate e rolos industriais. Com plantas de produção de PolyTHF na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, a BASF é um dos principais fornecedores mundiais desse intermediário químico versátil.

O BDO é um material de partida para o polibutileno tereftalato (PBT), um plástico de engenharia que é usado com sucesso - por exemplo, sob a marca Ultradur® da BASF - nas indústrias automotiva, elétrica e eletrônica. O BDO também é usado como intermediário para a produção de tetrahidrofurano (THF) e N-metilpirrolidona (NMP), cujas principais aplicações são como solventes essenciais na fabricação de produtos farmacêuticos e para cátodos de baterias de íons de lítio, como as usadas em veículos elétricos. Com fábricas de produção de BDO na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, a BASF é um dos principais fornecedores mundiais desse versátil produto intermediário.

O DMAPA é um importante componente para as betaínas, que são usadas na produção de sabonetes líquidos suaves, shampoos e detergentes para lavar louça. O DMAPA também é usado no tratamento de água e na produção de produtos de proteção de plantas, aditivos para lubrificantes, espumas de poliuretano e endurecedores de resina epóxi. A BASF é um dos principais fabricantes mundiais de DMAPA, com unidades de produção na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico.