BASF e INOCAS firmam parceria para fornecimento de óleo de macaúba
11.12.2024
A BASF firmou parceria com a INOCAS para o fornecimento de óleo da amêndoa e da polpa de macaúba, com foco nos portfólios de Personal e Home Care. O óleo da amêndoa será utilizado no Brasil e Europa, com volumes comerciais a partir de 2025. Mary Kurian, presidente da Care Chemicals da BASF, destacou que a empresa está comprometida em diversificar o fornecimento de matérias-primas sustentáveis e que o óleo de macaúba representa uma oportunidade nesse esforço.
O óleo da polpa de macaúba será processado para produção de bio-nafta, que poderá ser usada em polímeros, solventes, combustíveis e outras aplicações. O fornecimento regular de óleo de polpa terá início em 2027. Matthias Dohrn, presidente global de Compras da BASF, afirmou que a parceria ajuda a BASF a avançar na transformação para uma base de matérias-primas renováveis, com menor pegada de carbono.
Priscila Camara, vice-presidente sênior da BASF na América do Sul, enfatizou a importância da parceria para fortalecer a posição do Brasil na bioeconomia global. Johannes Zimpel, CEO da INOCAS, ressaltou que a colaboração permitirá ampliar suas atividades, promovendo impactos positivos sociais, ambientais e climáticos, além de contribuir para a recuperação de terras degradadas e mitigação das mudanças climáticas.