BI ajuda transportadoras do agro a aumentar lucratividade

BI ajuda transportadoras do agro a aumentar lucratividade

11.08.2021

A tecnologia tem se tornado fundamental em um dos setores mais importantes da economia brasileira: o transporte de cargas. Com a inflação subindo e os preços variando constantemente, é de suma importância que transportadoras adotem soluções “inteligentes” na gestão de suas frotas e seus negócios.

Um dos pontos preponderantes são as ferramentas dotadas de BI: processo de coletar dados gerados por um negócio, organizá-los e fazer uma profunda análise, apresentando informações reais e concretas para tomadas de decisão de uma empresa.

Sérgio Ferreira de Andrade, gerente geral da Transpicoli, transportadora de Mato Grosso que conta com mais 30 veículos em sua frota, diz que aprender a avaliar os dados e investir em soluções tecnológicas é fundamental para aumentar os lucros e otimizar os processos no dia a dia das transportadoras.

“No início de 2021, resolvemos investir no uso de BI para melhorar nossa gestão de combustíveis e o resultado que conseguimos, dado o poder da ferramenta, foi extremamente satisfatório”, diz Sérgio Ferreira.

Segundo o gerente geral, após sua equipe rodar os dados e analisá-los, foi possível identificar quais eram os melhores postos de combustíveis nas rotas da empresa que apresentavam preços mais interessantes e margem de negociação. Em alguns casos, a economia chegou a ser de até 0,4 centavos por litro de combustível. “Em um primeiro momento, pode não parecer muita coisa, mas a médio prazo, esses centavos geram grande economia dentro de uma transportadora”, ressalta Ferreira.

Para obter tais resultados satisfatórios, a Transpiccoli contou com a tecnologia fornecida pela Gestran, empresa paranaense especializada em ERP e sistemas de gestão para transporte e logística.

Nesse caso, o módulo utilizado para reduzir o preço pago no combustível foi o Gestran Combustível. Além de monitorar as despesas com combustível em cada veículo, a ferramenta ajuda a manter um histórico de abastecimento por veículo, motoristas e postos.