Dia da Indústria: Normas Brasileiras impulsionam a economia brasileira

Dia da Indústria: Normas Brasileiras impulsionam a economia brasileira

23.05.2023

Em 25 de maio é dia de lembrar e valorizar a indústria. As normas técnicas estão diretamente ligadas ao setor, garantido que cada vez mais produtos, processos e serviços sejam ofertados com segurança e qualidade. Por isso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não poderia deixar de comemorar a data.

Afinal, há 82 anos, a ABNT é responsável pela elaboração de mais de 9 mil Normas Brasileiras (ABNT NBR), destinadas aos mais diversos setores e participou ativamente o processo de industrialização do País.

Só no último ano, a normalização publicou mais de 580 normas, apresentando diversos assuntos de interesse da indústria. Nos quatro primeiros meses do ano de 2023 foram desenvolvidos 150 documentos que, direta ou indiretamente, apoiam os processos produtivos.

“As normas estão presente no cotidiano dos brasileiros e têm papel significativo para a economia e sociedade. Do cimento utilizado na construção ao circuito do computador, os documentos normativos, elaborados por 150 Comitês Técnicos em atividade, sob gestão pela ABNT, fornecem a base necessária para o desenvolvimento tecnológico do País”, afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper.

Como membro fundador no Brasil da Organização Internacional da Normalização – em inglês, International Organization for Standardization (ISO), a ABNT tem promovido inúmeras ações para ampliar a participação na normalização internacional.

ESG

A ABNT alcançou reconhecimento internacional, ocupando espaços cada vez mais importantes na ISO e participando como protagonista da criação da Prática Recomendada 2030 “Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações.

O documento também serviu como base para a criação do Programa de Verificação ESG. No Estado da Bahia, a ABNT já emitiu declaração para Jacobina Mineração, empresa com sede em Jacobina, atestando a conformidade em relação aos requisitos propostos na PR 2030.

Outros temas de impacto

A entidade está à frente de temas sensíveis aos brasileiros como acesso a água, energia e saneamento, destinação de resíduos sólidos, economia circular, proteção ao meio ambiente, cidades e comunidades sustentáveis, igualdade de gênero e governança, a exemplo da norma anticorrupção.

No momento do enfrentamento da pandemia, com rapidez e ineditismo, em menos de um mês a ABNT contribuiu por meio de Práticas Recomendadas (ABNT PR) com a disseminação de informações e orientações para a indústria e a sociedade, como por exemplo, para máscaras de proteção e ventiladores pulmonares.

Em menos de dois anos, esse novo sistema de normalização mais ágil, já geramos 24 diferentes Práticas Recomendadas que hoje são referências para governo, empresas e sociedade, fornecendo orientações para áreas que vão da saúde, construção civil e até combate aos incêndios florestais.

Todas as normas voltadas estão disponíveis no ABNT Catalógo,

Foto: Portal da Indústria