Divisão de Monômeros da BASF amplia disponibilidade global de produtos com certificação de sustentabilidade
24.03.2024
Um ano depois de anunciar sua ambiciosa rota de sustentabilidade, a divisão de Monômeros da BASF celebra a certificação bem-sucedida de locais de produção em todas as regiões. Com sua unidade de produção de MDI em Geismar, Louisiana, EUA, juntando-se ao grupo de locais certificados pelo ISCC PLUS* e REDcert2**, a BASF agora pode oferecer aos seus clientes isocianatos e poliamidas com estas certificações em todo o mundo.
"Nossos sucessos no último ano mostraram a seriedade com que conduzimos a transformação sustentável da divisão de Monômeros e dos vários setores de clientes que atendemos. Estamos trabalhando constantemente para melhorar nosso portfólio, o que também se reflete no fato de nossos produtos atenderem constantemente aos altos padrões de nossos certificadores internacionais", afirma o presidente de Monômeros, Dr. Ramkumar Dhruva. "Com nossas instalações certificadas em todo o mundo, agora podemos ajudar nossos clientes a atingir suas metas de sustentabilidade com produtos mais sustentáveis, onde quer que estejam localizados. Estou muito feliz que agora também temos as estruturas certas para fornecer aos nossos clientes americanos soluções certificadas de isocianato mais sustentáveis fabricadas nos Estados Unidos. Com isso, podemos sempre oferecer aos nossos clientes o ajuste perfeito para seu mix de produtos", acrescentou Dhruva.
Rota de sustentabilidade: 345 produtos sustentáveis certificados
Em janeiro passado, a divisão de Monômeros da BASF se comprometeu a desenvolver uma opção circular em todas as principais linhas de produtos até 2025. Agora, apenas um ano depois, a divisão segue na jornada para cumprir a promessa. Desde fevereiro de 2024, cerca de 70% do amplo portfólio de isocianatos, poliamidas, colas e resinas, precursores e produtos inorgânicos estarão disponíveis em variantes quimicamente recicladas (Ccycled®) ou balanceadas com biomassa (BMB)**, como produtos LowPCF*** ou até mesmo variantes ZERO (Zero Emissões, Origem Renovável). No total, a divisão agora oferece 345 alternativas de produtos sustentáveis certificados para os diversos setores de seus clientes, que vão desde embalagens de alimentos, têxteis, automotivo ou construção até aglutinantes de madeira e muitos outros.
Novas tecnologias para impulsionar a transformação sustentável
Além de oferecer variantes de produtos mais sustentáveis, a divisão de Monômeros continua a criar soluções completamente novas, como a reciclagem de polióis. Além disso, a divisão desenvolve novas tecnologias proprietárias que impulsionam a transformação sustentável dos vários setores que atende. Com a mais nova adição ao seu portfólio, loopamid®, a BASF desenvolveu uma solução inovadora para melhorar a circularidade no setor da moda e reciclar resíduos têxteis à base de poliamida 6. Com essa tecnologia de ponta, as fibras e os materiais usados podem ser reciclados em novos fios ao longo de vários ciclos, mantendo as características materiais da poliamida virgem convencional.
Medidas de excelência operacional reduzem toneladas de emissões de CO2
Além dos acréscimos significativos ao seu portfólio de produtos, a divisão de Monômeros também implementou com sucesso muitas medidas em suas unidades de produção em todas as regiões que reduzem ainda mais as emissões de carbono. Com essas iniciativas de mitigação de CO2, a divisão contribui significativamente para a ambiciosa meta de sustentabilidade da BASF de atingir emissões líquidas zero de carbono até o ano de 2050. Utilizando os benefícios da rede global Verbund da BASF, várias ações de alto impacto resultaram em reduções substanciais de CO2. Um excelente exemplo são as atividades aprimoradas de recuperação de calor nas instalações da Shanghai BASF Polyurethane Co. Ltd. (SBPC), que devem reduzir as emissões de CO2 em até 34.000 toneladas por ano.