Eficiência para engenharia mecânica
12.10.2022
Com o motor síncrono IE5+, a NORD está estabelecendo novos padrões de eficiência energética. Graças à tecnologia de motor síncrono de ímã permanente (PMSM), ele atinge uma eficiência de até 95% - e isso é relativamente constante em uma ampla faixa de velocidade e torque. Assim, o IE5+ também oferece um desempenho de consumo de energia ideal em cargas parciais e faixas de velocidade parcial e ainda supera a mais alta classe de eficiência energética definida IE5.
Uma das mais altas eficiências nesta classe de potência
O motor síncrono IE5+ também faz parte do motoredutor patenteado DuoDrive, onde foi integrado em um redutor helicoidal de um estágio. Calculado pelo sistema, o motoredutor atinge até 92%, uma das maiores eficiências do mercado nesta classe de potência. “Quanto menos interfaces, maior a eficiência do sistema”, explica Jörg Niermann, diretor de Marketing da NORD DRIVESYSTEMS. A integração na carcaça do redutor também reduz o espaço de instalação e torna obsoletas várias peças sujeitas a desgaste, reduzindo ao mesmo tempo o esforço de manutenção.
A eletrônica de acionamento da NORD também pode ser perfeitamente adaptada aos requisitos da engenharia mecânica. Tanto o inversor do painel de controle NORDAC PRO quanto o inversor NORDAC ON/ON+ descentralizado possuem uma interface Ethernet multiprotocolo integrada e um poderoso CLP para funções próximas ao acionamento. Ele pode processar dados de sensores e atuadores conectados, iniciar sequências de controle de forma autônoma e comunicar dados de acionamento e aplicação ao centro de controle. Ambas as famílias de produtos atendem aos requisitos da classe de eficiência IE2.
Percebendo o potencial de economia
“A eficiência energética é um dos padrões centrais no desenvolvimento de nossos produtos”, enfatiza Niermann. Os acionamentos elétricos são responsáveis por uma boa parte do consumo de eletricidade industrial - e é por isso que também há um grande potencial oculto de economia. “Ajudamos nossos clientes a realizar esse potencial”, destaca Jörg Niermann.