Estruturação de Dados em Clientes da SKF Otimiza Performance e Gestão de Peças de Reposição nas Indústrias
04.12.2024
Manter estoques de peças de reposição pode representar de 15% a 20% do faturamento de muitas indústrias, comprometendo sua competitividade e rentabilidade. Para reduzir esses custos, a SKF, líder em tecnologias de rolamentos, desenvolveu um serviço de consultoria em estruturação de dados, que visa otimizar o controle de peças e a performance de equipamentos nas indústrias.
O serviço oferece informações detalhadas sobre equipamentos e peças, permitindo uma gestão mais eficiente do estoque, redução de custos e melhoria da eficiência operacional. A proposta é reduzir peças não utilizadas e manter apenas as essenciais, além de otimizar o uso de espaço nas plantas.
Redução de Estoques e Aumento da Competitividade
Thiago Lima, coordenador de Engenharia Avançada e Confiabilidade da SKF, destaca que um dos maiores desafios das indústrias é o alto custo com estoques de reposição. A estruturação de dados ajuda a reduzir peças sobressalentes desnecessárias e a garantir a disponibilidade das essenciais. Em um exemplo recente, a SKF reduziu em 42% os códigos duplicados de rolamentos em uma indústria de mineração, gerando economia de espaço e tempo na manutenção.
O processo de implementação envolve um levantamento minucioso dos dados do parque industrial, com a segmentação da árvore de manutenção do cliente em diferentes níveis. A SKF trabalha de perto com a fábrica, inserindo as informações no sistema e garantindo que todas as peças e equipamentos tenham identificação única, por meio de QR Codes. Isso facilita a manutenção e reduz o risco de erros na escolha das peças.
A SKF também treina os colaboradores da empresa para utilizar o sistema de forma eficiente, garantindo que ele seja continuamente atualizado. A rastreabilidade das peças e equipamentos permite uma gestão mais precisa da manutenção, evitando falhas e aumentando a produtividade.