Gerdau destaca excelentes resultados em 2021 e traz expectativas para o próximo ano
02.12.2021
A Gerdau participou nesta terça (30) da reunião da Apimec (Associação dos Profissionais de Investimentos de Mercado de Capitais), com destaque para o desempenho financeiro e a jornada ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês) da companhia. Além dos resultados, os executivos Gustavo Werneck, CEO, Harley Scardoelli, CFO, e Marcos Faraco, vice-presidente, falaram sobre visão de futuro e trouxeram as expectativas da empresa para o próximo ano nos mercados em que está presente.
No ano em que completa 120 anos de história, a Gerdau deu início a um novo ciclo de crescimento sustentável e registrou resultados financeiros recordes. A empresa avança de forma acelerada em dois grandes desafios: gerar mais valor para clientes e se tornar ainda mais sustentável. A empresa tem se beneficiado de seu modelo de negócios, a partir da pluralidade geográfica e a diversificação de rotas de produção, incluindo minério de ferro, sucata e carvão vegetal (ou biorredutor).
Gustavo Werneck destacou, em seu discurso, que o mercado de aços especiais segue promissor no Brasil tanto pela demanda por veículos pesados quanto pelo segmento de energia eólica, que alcançou 20 gigawatts de capacidade instalada no País. "Estamos investindo mais de R? 2,3 bilhões para a modernização e ampliação das nossas operações de aços especiais em um período de cinco anos. Boa parte deste valor é destinada à unidade de Pindamonhangaba, onde iniciaremos a operação de um novo lingotamento contínuo em agosto de 2022, resultando em um processo mais automatizado e com melhor rendimento. Também destaco a retomada da produção de fio-máquina na planta de Charqueadas, para abastecer o mercado de fixadores, e a importante conclusão da modernização da usina de Monroe, nos Estados Unidos", disse.
A Operação de Negócio América do Norte, que inclui as unidades de aços longos nos Estados Unidos, atingiu capacidade acima de 90% devido à manutenção da demanda por aço em patamares altos, e a empresa está otimista com as projeções do pacote de investimentos em infraestrutura anunciado, avaliado em US? 1,2 trilhão. "Destaco também que seguimos empenhados em viabilizar formas renováveis de produção de energia. Iniciamos a construção de um parque solar adjacente à nossa usina de Midlothian, no Texas, que permitirá que a unidade funcione movida a energia solar", apontou Werneck