Gerdau, Gerando Falcões e Melnick lançam projeto para restaurar bairro de Eldorado do Sul
12.09.2024
Duas das maiores empresas gaúchas se uniram à Gerando Falcões para trazer ao Rio Grande do Sul o projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), idealizado pela ONG para melhorar a qualidade de vida nas favelas do país e empoderar seus moradores. O intuito é transformar a realidade de comunidades duramente afetadas pelas enchentes de maio. Gerdau e Melnick encontraram na ONG de atuação nacional a parceria com a expertise necessária para desenvolver uma iniciativa com potencial de ser replicada e escalada para diversos locais e contribuir na reconstrução das cidades impactadas pelas inundações.
E a primeira cidade escolhida para receber o projeto com um investimento de cerca de R$ 11 milhões foi Eldorado Sul, município da Região Metropolitana de Porto Alegre que foi o mais atingido pela catástrofe climática no estado, com 100% da área urbana da cidade impactada e 32 mil pessoas dos 39 mil habitantes da cidade afetados fortemente. Esse será o primeiro projeto Favela 3D na região sul do Brasil. Para viabilizar a execução, há a expectativa da adesão de outras grandes empresas no projeto para a captação dos recursos necessários.
A iniciativa levará para a Vila Costaneira, em Eldorado do Sul, uma nova infraestrutura de saneamento básico, intervenções de melhorias habitacionais, desenvolvimento social, geração de renda, inclusão digital e o programa decolagem, que prevê o acompanhamento individualizado de cada integrante atendido pelo programa por meio de um aplicativo.
A Gerdau tem atuado desde o primeiro dia das chuvas, com doações de itens de necessidade básica e suporte às ações públicas. Nos últimos meses, tem se comprometido com a reconstrução do estado, como a construção de dez pontes, reforma de 13 escolas e um hospital, apoio no Centro Humanitário de Acolhimento da ACNUR, bem como ações de suporte aos seus colaboradores atingidos e a micro e pequenos negócios gaúchos.
A Melnick, que atuou ativamente em diferentes frentes para ajudar os gaúchos em maio deste ano, como na participação em resgates, infraestrutura e manutenção de abrigos, mutirões de logística de doações e de limpeza de Porto Alegre, já possuía um projeto para Eldorado do Sul iniciado em junho de 2023, que mapeou as vilas Progresso e Costaneira, visando contribuir com a administração municipal para levar saneamento básico, calçamento, iluminação, uma praça e um centro comunitário estruturado para a região que é considerada a mais carente da cidade. O projeto em construção estava em fase de ajustes e buscando o apoio do Instituto Ascendendo Mentes, integrante do ecossistema da Gerando Falcões no Rio Grande do Sul, para a realização conjunta dessa iniciativa de transformação social e amparo das famílias dessas comunidades.
Assim que a tragédia climática praticamente dizimou a cidade, desde a primeira semana, a Melnick, a partir da interlocução com o grupo Unidos por Eldorado, não mediu esforços para auxiliar a cidade nos salvamentos, mantimentos, limpeza e reconstrução. A Escola Municipal La Hire Guerra já recebeu melhorias emergenciais realizadas pela incorporadora, em parceria com o Unidos por Eldorado e empresas como a Dell, e foi entregue renovada para atender os estudantes da comunidade.