Gerdau leva experiências imersivas sobre reciclagem para o The Town 2023
03.09.2023
A Gerdau preparou uma série de ações de engajamento e interação com o público que vai visitar a primeira edição do The Town, o maior festival de música, cultura e arte da cidade São Paulo, que ocorre no Autódromo de Interlagos, em setembro.
O público presente no evento poderá conhecer as ativações em dois espaços criados pela companhia na Cidade da Música. Quem visitar o estande principal, localizado no gramado com vista para os palcos Skyline e The One, vai encontrar uma guitarra gigante de quase 6m de altura de tirar o fôlego, feita em aço, como referência para o espaço. Ali, a grande atração é a “garra humana”, na qual os participantes serão içados e flutuarão acima de uma piscina composta por diversos tipos de sucata metálica, como geladeiras e bicicletas, que poderão ser reciclados e transformados em aço de baixa pegada de carbono novamente, reproduzindo o processo da reciclagem. As pessoas precisarão destinar a maior quantidade possível de sucata metálica para o “reciclômetro” durante 30 segundos e, quem coletar quatro itens ou mais, ganhará um pingente de aço em formato de guitarra.
Na área vip do evento, a Gerdau contará com uma máquina de reciclagem, semelhante àquelas famosas máquinas para “pegar ursinhos”, mas com os mesmos materiais que são considerados sucata e reproduzidos no jogo da “garra humana”. Quem conseguir concluir a ação também receberá o pingente em forma de guitarra.
De acordo com Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau, as ativações da empresa no The Town 2023 têm como objetivo promover uma grande reflexão sobre a importância da economia circular e desmistificar o conceito da reciclagem. “O aço é um material que pode ser reciclado e infinitamente sem perder sua qualidade. Como maior recicladora de sucata da América Latina, buscamos, com estas ativações, mostrar o impacto positivo da cadeia da reciclagem nos aspectos ambiental e social e a importância de cada pessoa fazer a sua parte para colaborar com a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, ressalta Torres.
A escolha da Gerdau como parceira do The Town 2023 levou em conta aspectos de sustentabilidade e inovação. Aço oficial do evento, a empresa fornecerá mais de 330 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável para moldar diversas estruturas fixas e temporárias, incluindo equipamentos de entretenimento e fundação de edificações e infraestrutura do autódromo.
A companhia também terá inúmeras ativações de mídia out of home (OOH), com destaque para ações nos aeroportos de Congonhas (SP) e Confins (MG), para levar emoção ao público que irá ao festival. Além disso, a empresa envelopou um trem da Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, com imagens de elementos que formam a circularidade da cadeia da reciclagem, desde a sucata metálica até o produto em aço. Uma das paradas da linha é a estação Autódromo Interlagos, onde ocorrerá o festival.
“A Gerdau é uma indústria B2B, que vende um produto essencial, mas que para nós é Business to People. Também por meio da parceria com o The Town 2023, queremos conectar ainda mais a Gerdau com os diferentes públicos com quem interagimos e ampliar o diálogo com a sociedade em geral, transformando nossa marca de 122 anos em uma brand love da indústria brasileira e contribuindo para descomoditizar o setor do aço”, completa Torres.
Nas redes sociais, os canais da produtora de aço já têm uma agenda repleta de posts com imagens, vídeos e registros de todo o preparo para o festival no Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, TikTok e Twitter – e vai seguir assim durante o evento.