Grupo Açotubo foca em Governança e reúne empresas familiares para falar de sucessão
07.12.2022
De acordo com dados do IBGE, 90% das empresas no Brasil têm perfil familiar, sendo que 44% não têm um plano de sucessão estabelecido, segundo levantamento da PWC de 2018. Neste cenário, o Grupo Açotubo (companhia de origem familiar fundada em 1974), que efetivou sua primeira transição de gestão em 2020, instituiu como uma de suas prioridades o desenvolvimento de ações e atividades ligadas à Governança Familiar. Para o Grupo, esta temática é indispensável para a longevidade dos negócios. Como resultado, criou-se um Conselho de Família e a necessidade do compartilhamento de informações com outros núcleos empresariais para troca de experiências.
A primeira transição de diretoria do Grupo Açotubo, depois de mais de 40 anos de sua fundação, foi um sucesso e uma jornada cheia de aprendizado. Enquanto a segunda geração assumia, a primeira passava para o Conselho Consultivo. O movimento foi absorvido pelo mercado justamente por ter sido bem planejado. Esta experiência reforçou a necessidade de um olhar constante e cuidadoso para a interação entre os negócios e os interesses da família empresária.
Com o estabelecimento do Conselho de Família foi possível entender as diferenças e o foco que cada órgão tem: “O Conselho Consultivo tem como atribuição acompanhar números, estratégias e projetos ligados exclusivamente aos negócios. Já o de Família, como o próprio nome diz, é voltado para a integração da família empresária e da ligação dela com os negócios. ”, explica Nathalia Bassi, à frente da coordenação de Governança Familiar.
Dividindo conhecimento e experiências
Após convite da Fundação Dom Cabral, uma das principais escolas de negócios do Brasil, a Açotubo realizou, no dia 30 de setembro, um encontro com diversas empresas de gestão familiar na sede do Grupo, em Guarulhos. O objetivo era mostrar como o Grupo se preparou para a sua primeira transição e como delimitou as etapas dos próximos anos. Mais de 40 empresas de todas as partes do Brasil incluindo Amazonas, Espírito Santos, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e Mato Grosso participaram do encontro. Entre os segmentos, representantes dos setores de mineração, agronegócio, varejo, indústrias, alimentício, educacional, têxtil e de gestão de patrimônio.
A programação do encontro contou com uma linha do tempo comentada sobre a história e o processo de transição do Grupo Açotubo, além de visita guiada às instalações. No bate-papo, os participantes também puderam compartilhar suas histórias, conquistas e desafios na área de Governança Familiar. “Entender nosso papel é fundamental para termos a consciência de mantermos nossas empresas saudáveis, sustentáveis e que atravessam gerações, e assim sermos um exemplo para tantas outras famílias empresárias, despertando a curiosidade e envolvendo cada vez mais interessados” completa a executiva.