Hitachi Energy é escolhida para integrar dois grandes parques eólicos offshore à rede elétrica da Polônia

Hitachi Energy é escolhida para integrar dois grandes parques eólicos offshore à rede elétrica da Polônia

17.01.2023

A Hitachi Energy  anunciou recentemente duas importantes encomendas da Equinor e da Polenergia para fornecer uma conexão à rede CA e uma solução de qualidade de energia para seus parques eólicos offshore MFW Baltyk II e MFW Baltyk III, que possuem capacidade de geração combinada de 1.440 megawatts, instalados no setor polonês do Mar Báltico.

A Hitachi Energy fornecerá a cada um dos parques eólicos uma conexão de rede offshore que receberá a energia das turbinas eólicas e a transferirá para a costa, uma conexão de rede continental que transmitirá a energia para o sistema de transmissão nacional, e uma solução de qualidade de energia STATCOM para garantir que a energia flua de forma confiável e estável na capacidade ideal em todos os momentos, apesar da alta variabilidade da energia eólica.

MFW Baltyk II e MFW Baltyk III estão aguardando a decisão final de investimento, prevista para 2024, e devem entrar em operação em 2027. Eles serão um dos primeiros parques eólicos offshore na Polônia e farão parte do ambicioso programa do país para desenvolver seu potencial eólico offshore e aumentar o uso de energias renováveis em sua matriz elétrica, que é historicamente dominada pelo carvão. O governo polonês planeja gerar cerca de 11 gigawatts de capacidade eólica offshore operacional ou em desenvolvimento até 2027.1

A Hitachi Energy foi selecionada em um processo de aquisição competitivo, se destacando pela potência de seus estudos de engenharia de front-end e design (FEED) e soluções otimizadas, seu longo histórico de excelência na execução de projetos e sua relação de trabalho estreita durante muitas décadas com Equinor, PSE (operador de sistema de transmissão da Polônia) e, mais recentemente, com a Polenergia.

"A integração de fontes renováveis de energia em larga escala com a rede elétrica é a chave para a transição energética e um campo no qual temos sido pioneiros por décadas", afirma Niklas Persson, diretor geral de Grid Integration da Hitachi Energy. "Nossas tecnologias de conexão à rede são utilizadas em parques eólicos offshore em todo o mundo, e nossas soluções de qualidade de energia resolvem os gargalos e mantêm a tensão estável e a energia fluindo nos sistemas de energia em todo o mundo".
 

A conquista destes projetos ressalta ainda mais a posição da Hitachi Energy como líder global no mercado eólico offshore e o parceiro preferido pelos desenvolvedores de parques eólicos, combinando experiência sólida com tecnologias de rede para ajudar a tornar o sistema energético mundial mais sustentável, flexível e seguro, permitindo que novas soluções e modelos de negócios sejam implantados em escala e com rapidez.

A empresa vem desenvolvendo continuamente seu portfólio para melhor atender este mercado com o recente lançamento de sua linha Grid-eXpand™ de soluções modulares e pré-fabricadas de conexão à rede que tornam mais rápida, simples e eficiente a conexão de parques eólicos offshore às redes continentais, e com seu portfólio completo de STATCOMs e E-STATCOMs para todas as faixas de energia, garantindo estabilidade à rede e qualidade de energia elétrica em todos os momentos.

O anúncio segue um recente acordo global entre a Hitachi Energy e a Equinor para colaborar em sistemas de transmissão de alta tensão (CA e CC) para conectar parques eólicos offshore da Equinor e instalações de produção às redes elétricas do continente em todo o mundo.