IBL Logística implementa “Torre de Controle” para otimizar os serviços
26.03.2018
Assegurar a entrega de produtos de valor agregado dentro do prazo e com integridade é fundamental para os negócios da IBL Logística. Além de tecnologia de ponta é preciso investir constantemente em capacitação de equipe e na atualização dos processos para evitar e contornar os problemas na cadeia logística no momento certo, bem como otimizar melhor a frota. Assim, a empresa referência em transporte de carga com segurança criou o projeto “Torre de Controle”, que consiste em gerenciar e monitorar em tempo real, com base nos indicadores chaves de performance (KPIs), a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes dos mais variados segmentos, em todas as etapas da operação.
O projeto, que começou a ser implementado em julho de 2017, está apoiado em três pilares:
- Pessoas: capacitação de colaboradores através de desenvolvimento de treinamentos específicos de acordo com as necessidades de cada um dos departamentos.
- Processos: consiste em produzir e disponibilizar documentos padronizados (manuais, procedimentos, instruções de trabalho e fluxogramas) com informações bem claras e definidas das operações. Esses documentos estão colocados em local de fácil acesso para todos, para que os profissionais capacitados possam desempenhar suas atividades corretamente e agir com rapidez.
- Sistemas: os processos são integrados, monitorados pela plataforma Visual Rodopar®, um sistema de gestão avançado, que permite gerenciar o transporte de cargas e a logística de toda a cadeia de abastecimento. Uma ferramenta que reúne as informações de todos os processos da IBL e mostra por meio de gráficos e relatórios o fluxo e o status de todas as operações, desde a emissão do pedido até a entrega do produto, permitindo monitorar em tempo real a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes.
O destaque do projeto é a gestão de qualidade baseada em KPIs (Key Performance Indicators). Por meio de indicadores de desempenho, a “Torre de Controle” pode mensurar o nível de atendimento da demanda por transporte, a aderência do roteiro planejado à rota realizada, cumprimento de horários e ocorrência de tempos improdutivos, aproveitamento do frete-retorno, produtividade da frota, aproveitamento da capacidade do veículo, controle do consumo e do rendimento dos insumos produtivos, custos operacionais, avarias, furtos e extravios, sinistros, o grau de satisfação do cliente e a eficiência dos serviços prestados.
“Com esta metodologia de gestão podemos acelerar a tomada de decisão, com um mínimo de defasagem entre a identificação, registro da ocorrência e a adoção de uma medida corretiva ou preventiva, revertendo possíveis efeitos indesejados ao longo da cadeia de abastecimento”, afirma Gilberto Barreto, coordenador da “Torre de Controle”.
Seguindo o conceito do PDCA (do inglês Plan Do Check Act – Planejar, Executar, Checar e Agir) e a filosofia de qualidade da IBL Logística, o projeto “Torre de Controle” é cíclico, ou seja, está em aprimoramento constante. “O grande desafio é nos superarmos, com objetivos mais ousados e novos patamares de resultados para a organização. Diante desse desafio, a empresa continua investindo em tecnologia, pessoas e soluções para tornar esta realidade possível”, diz Barreto.
Com essa iniciativa, a IBL Logística demonstra seu comprometimento com a melhoria contínua, garantindo serviços com confiabilidade, transparência e precisão para superar a expectativa dos seus clientes numa parceria sólida de colaboração e visibilidade.