Impermeabilizar já: períodos secos são indicados para manutenções e reparos em imóveis
13.06.2024
Rachaduras, infiltrações, trincas, pinturas descascadas, bolhas, escurecimento de rejuntes, umidade, danos à estrutura da casa e, consequentemente, prejuízos à saúde e ao bem-estar de seus moradores. Esses são alguns dos problemas causados pela incidência das chuvas em residências que não estão vedadas e impermeabilizadas adequadamente contra as intempéries. Por isso, como já dizia o ditado, sempre é melhor prevenir do que remediar.
Atenta a tudo isso, a DRYKO apresenta um guia com orientações para quem precisa construir ou reformar o lar – seja de maneira preventiva ou para reparar problemas já existentes, especialmente para os moradores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, estados da região Sudeste, que costuma ter um período com menor frequência de chuvas até meados de setembro.
Conceito geral
“A impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos ou sistemas com o objetivo de proteger a estrutura e diferentes áreas de um imóvel contra a ação das águas – que podem ser provenientes de chuvas, da umidade em geral, dos solos, de piscinas e reservatórios ou de lavagens diversas”, conta Joaquim Souza, gerente técnico da DRYKO.
- Para quem vai reformar ou construir:
É primordial pensar na impermeabilização desde as etapas iniciais do projeto, assim como utilizar materiais impermeabilizantes de qualidade. Para quem está na fase de criação do layout, é preciso abrir espaços que recebam bastante luz solar e ventilação. E, antes de fechar e revestir as paredes, é aconselhável a realização de testes com as redes / tubulações de água e esgoto, assim como verificar a estanqueidade em piscinas, lajes e coberturas.
- Para quem quer prevenir dores de cabeça
Mesmo com ações de impermeabilização bem-sucedidas em uma construção, será necessário realizar verificações, manutenções preventivas e reaplicações de produtos de tempos em tempos, para garantir a proteção do lar. Entre as principais iniciativas estão: fazer a limpeza das calhas, verificar possíveis trincas ou rachaduras no imóvel, assim como manter em dia a impermeabilização dos espaços que têm mais contato com a água. Por isso, o período considerado mais “seco” é ideal para esses cuidados.
Entre as áreas que necessitam de manutenções periódicas quando o assunto é impermeabilização estão: telhados; lajes (especialmente as expostas); áreas sujeitas ao armazenamento de água (como piscinas e reservatórios); paredes externas, muros e fachadas; varandas e sacadas; entre outros.
A DRYKO disponibiliza um portfólio complementar bastante empregado na construção civil para reparos e outras etapas, com espuma expansiva, silicone acético, selante PU, poliestireno extrudado, massas epóxis, aditivos, fitas de reparo etc. Conheça o portfólio completo no site: www.dryko.com.br