InpEV: Tecnologia e Logística Reversa para um Agro Mais Sustentável

InpEV: Tecnologia e Logística Reversa para um Agro Mais Sustentável

11.12.2024

O InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) lidera o Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa para embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. O sistema, que utiliza tecnologia de rastreabilidade, garante a destinação ambientalmente correta das embalagens. Em 2023, mais de 53 mil toneladas de embalagens foram recicladas, evitando a emissão de 75.239 toneladas de CO2e, equivalente ao plantio de 7,5 milhões de árvores.

Com a implementação de tecnologia em 71 centrais e 184 postos de recebimento, o InpEV monitora em tempo real o ciclo de vida das embalagens, melhorando a eficiência e agilidade no processo. Cada embalagem recebe um código DataMatrix, o que facilita o rastreamento e reduz erros. A modernização de equipamentos e processos também faz parte do compromisso do InpEV com a inovação.

Desde 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou 754 mil toneladas de embalagens, com redução de 1,05 milhão de toneladas de CO2e, o equivalente a 20 mil viagens de caminhão ao redor da Terra. O uso de frete de retorno para transportar embalagens vazias no trajeto de volta aos centros de distribuição reduz custos e emissões.

O Sistema Campo Limpo, presente em todo o Brasil, envolve mais de 2 milhões de propriedades rurais e conta com 416 unidades de recebimento, além de postos itinerantes em regiões remotas. O InpEV, sem fins lucrativos e formado por mais de 195 entidades, é responsável pela destinação das embalagens de defensivos, em conformidade com a Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02.

Com mais de 20 anos de operação, o InpEV reafirma o Brasil como líder global em sustentabilidade no agronegócio, demonstrando que inovação e responsabilidade ambiental podem transformar o setor.