Mais produtividade com o uso de 8 arestas no fresamento de alto avanço
19.03.2021
Ninguém imagina que por trás de bons negócios, há muitas estratégias e ações que foram pensadas e semeadas bem antes. A Dormer Pramet é uma dessas empresas que tem colhido bons frutos, pelo investimento no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e adoção da estratégia ganha-ganha nas
relações com seus clientes.
Vale destacar o trabalho realizado em duas empresas de segmentos distintos que colheram muitos benefícios na implementação do inserto SNGX 11 em seus processos de usinagem. Tudo começou, porém, em 2018, quando o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de ferramentas intercambiáveis da Dormer Pramet, sediado na República Tcheca, na cidade de Sumperk, anunciou seu mais novo conceito e produto: o inserto SNGX 11 com 8 arestas para fresamento de alto avanço, em aplicações de engenharia geral e com alto desempenho.
Como de praxe, os benefícios projetados para esse produto precisavam ser testados mundialmente antes da data oficial do lançamento planejada para março de 2019, pois os resultados documentados e testemunhos validam a solução e dão mais credibilidade às inovações, ainda desconhecidas pelo mercado.
A subsidiária da Dormer Pramet no Brasil foi um dos poucos mercados escolhidos para realizar os testes com o inserto SNGX 11. A planta de Interlagos, em São Paulo, selecionou dois clientes para validar a engenhosidade e benefícios do produto.
As operações de fresamento são normalmente consideradas uma das operações mais complexas no universo da usinagem, em virtude da quantidade de variáveis que apresentam, como disparidades na largura fresada, ângulos de posição, estratégias de trabalho, entre outras. Assim, encontrar ferramentas de alta tecnologia é fundamental para diminuir os desafios desse tipo de operação.
Nesse quesito, o robusto inserto SNGX 11 surpreende e inova, pois apesar de ter sido projetado como um inserto duplo negativo, o que teoricamente demandaria um maior esforço de corte, ele apresenta características de geometria de corte e quebra-cavacos que favorecem o corte suave do material, portanto
com menos esforço, como se fosse uma ferramenta positiva. Isso, aliado ao fato de possuir 8 arestas e ângulo de posição para trabalhos com alto avanço, confere maior economia de tempo, seja no set-up (preparação) ou no momento de troca dos insertos, além de reduzir o custo por aresta.