Mercado de equipamentos industriais usados ganha força
28.07.2020
O novo cenário mundial tem causado diversas mudanças no mercado, tem provocado a reinvenção de muitas empresas e o fortalecimento de algumas que precisam continuar investindo na ampliação dos negócios. Em meio aos reflexos da pandemia, a venda de equipamentos industriais em desuso pode ser uma opção interessante para quem precisa fazer caixa ou reaver parte do dinheiro investido no maquinário.
Para Roberta Bosignoli, gerente de Operações e de Desenvolvimento de Negócios da EquipNet, empresa que atua no processo de negociação de equipamentos industriais usados ou desativados, a pandemia deve fazer com que as companhias passem a olhar com mais cuidado para seus ativos em desuso como uma possibilidade de caixa adicional, representando um ganho financeiro não considerado no passado. Em muitos casos, o maquinário em desuso pode gerar custos para a companhia, como o de armazenamento, por exemplo. "Seja para levantar recursos financeiros, evitar o descarte ou custos adicionais, a venda dos ativos usados surge como uma solução vantajosa no âmbito sustentável e econômico", comenta.
Conforme Roberta, a comercialização de equipamentos industriais usados é algo ainda muito novo na cultura do Brasil, mas começou a ganhar uma nova dinâmica e passou a apresentar um grande potencial de mercado. Realizar a manutenção correta, cuidar das máquinas e garantir que elas estejam funcionamento corretamente são fatores importantes que devem ser adotados pelas empresas para que o maquinário possa ser vendido posteriormente de forma mais lucrativa. "O mercado americano, por exemplo, se planeja para desativação de equipamentos com antecedência, o que pode e deve também virar uma prática comum no Brasil", complementa Roberta.