Novas parcerias ampliam a produção sustentável do agronegócio
08.12.2020
A Klabin amplia o alcance das ações da sua área florestal. O "Plante com a Klabin", que é a evolução do programa de fomento, vai dar mais segurança aos produtores na comercialização da sua produção florestal no longo prazo, incluindo termos que garantem a venda com um preço mínimo e que considera também possíveis correções monetárias, garantindo os ganhos futuros aos produtores.
O "Plante com a Klabin" faz uma parceria com proprietários rurais para a produção de florestas e para a aquisição da madeira e, por meio do programa Matas Legais, auxilia na criação de um sistema de produção integrado nessas propriedades, que harmoniza as florestas plantadas com as culturas da pecuária e da lavoura, como a produção de grãos e leite, por exemplo. Todos os participantes realizam ações de planejamento para a propriedade, para que ela se desenvolva de maneira sustentável e que alcance a certificação, que atesta que aquela produção cumpre questões legais ambientais, econômicas e sociais.
"Visitando a região dos Campos Gerais do Paraná, é muito interessante ver como há um diálogo técnico constante entre pequenos produtores e empresas florestais maiores. Na região, pequenos produtores conseguem produtividades excelentes e participam ativamente de processos de conservação. Há também toda uma integração da produção florestal com o polo madeireiro na região de Telêmaco Borba (PR). Esse processo de desenvolvimento integrado de base florestal fez com que Telêmaco Borba, por exemplo, apresentasse um crescimento no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (Firjan), subindo de 0,66, em 2005, para 0,76 em 2016, ultrapassando 77 municípios paranaenses nessa evolução", diz Erich Schaitza, pesquisador da Embrapa Florestas e ex-gerente geral do Projeto Paraná Biodiversidade.