Paques reduz o tempo de inatividade utilizando bombas Watson-Marlow em usina de biogás
11.07.2022
A Paques é líder mundial no tratamento anaeróbio de efluentes industriais, possui sua matriz na Holanda, e ajuda empresas a reduzir o uso de água, a pegada de carbono, além de recuperar recursos valiosos de resíduos por meio de sua biotecnologia ecológica. O sistema biológico THIOPAQ®, marca patenteada da Paques, remove o gás sulfídrico (H2S) de correntes de biogás e gás natural que produzem enxofre elementar, um sólido amarelo à temperatura ambiente, e
pode ser aplicado a uma ampla variedade de correntes de biogás contendo H2S.
As bombas de cavidade progressiva eram propensas a superaquecimento durante a operação, sobretudo durante a transferência de massa de enxofre dos reatores para a centrífuga, e exigiam monitoramento constante da temperatura, o que levava a frequentes paradas de manutenção. Foi durante a produção de uma nova unidade de um cliente que a Paques promoveu algumas melhorias em seu sistema THIOPAQ® - Dessulfurização de Biogás - PAQUES. Esse cliente é uma joint venture entre uma grande usina de açúcar e uma empresa cogeradora de energia focada na produção de biogás a partir de resíduos agrícolas.
Neste projeto, as bombas de cavidade progressiva do sistema THIOPAQ® foram substituídas por vários modelos de bombas peristálticas da Watson-Marlow Fluid Technology Solutions (WMFTS) – bombas pesadas APEX e Bredel, e bombas dosadoras químicas Qdos – e assim conseguiu reduzir o tempo de inatividade e manutenção no sistema como um todo. “Em comparação com as bombas de cavidade progressiva anteriormente utilizadas no sistema THIOPAQ®, as bombas peristálticas WMFTS oferecem um custo total de propriedade muito menor”, citou Antonio Yamada, gerente de Engenharia da Paques. “Além disso, os gastos com manutenção foram significativamente reduzidos, assim como o volume de componentes químicos que precisam ser utilizados no processo.”
As bombas funcionam 24 horas por dia todos os dias e são utilizadas na dosagem química de nutrientes, soda e antiespumante nos fluidos provenientes das lagoas de esgoto, e na transferência da massa de enxofre para a centrífuga. As bombas Qdos são utilizadas para dosagem química; as bombas APEX e Bredel são usadas para transferência de enxofre e dosagem de soda.
A dosagem química precisa das bombas APEX e Qdos melhorou a qualidade e eficiência no processo de remoção de H2S. Além disso, a capacidade das bombas Bredel de lidar com massa de enxofre altamente abrasiva e corrosiva eliminou a necessidade de interrupções contínuas e onerosas para manutenção corretiva e, portanto, contribuiu para aumentar a eficiência da operação. “A parceria entre a WMFTS e a Paques foi fundamental para o sucesso desse projeto na planta”, explicou Nilton Constantino, engenheiro de Vendas da Watson-Marlow.
“É uma demonstração perfeita de como dedicar tempo para identificar corretamente os problemas no dia a dia da operação, além de obter informações valiosas sobre o sistema, que permite a criação de uma solução que se adapta perfeitamente às necessidades do cliente. A exclusividade da Watson-Marlow como fornecedor de soluções completas significa que temos experiência em uma ampla variedade de bombas e equipamentos, e podemos recomendar a solução ideal para nossos clientes, seja uma única bomba ou várias bombas em uma linha.”
A planta resultante desse projeto inaugurada no final de 2020, foi construída junto a uma já existente usina de etanol e açúcar dessa multinacional, que faz moagem de mais de 5 milhões de toneladas de cana por ano, e gera um volume de vinhaça e torta de filtro capaz de atender as necessidades de biogás em escala comercial. Com uma expectativa de produzir energia na ordem de 138 mil MWh ao ano, o projeto coloca esse consórcio em uma posição estratégica no mercado de energias renováveis, e evidencia o grande potencial que existe no tratamento de resíduos agroindustriais para um mercado em alta expansão.