Pollux vence o Prêmio ABII 2020 com projeto de logística 4.0
01.12.2020
Pelo segundo ano consecutivo a Pollux vence o Prêmio da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) com o projeto “Logística 4.0” desenvolvido para a Florisa, maior indústria de tinturaria da América Latina. A escolha do grande vencedor de 2020 ocorreu durante o 12º Encontro Nacional ABII, realizado nos dias 24 e 25 de novembro, de forma totalmente virtual. O objetivo do prêmio é apresentar ao público o que está acontecendo na prática e o que está resolvendo as dores dos negócios e acelerando a adoção da IIoT e indústria 4.0 no Brasil.
A Pollux foi uma das quatro finalistas do prêmio ao lado de empresas como a Nidec Global Appliance, que concorreu com o projeto “Monitoramento online e preditivo de motores elétricos”; a Macnina DHW com o projeto “Controle de aterramentos temporários: tecnologia IoT aplicada para redução da falha humana”; e a TERMICA Solutions e a Hedro com o projeto “Termoline: monitoramento contínuo da temperatura de pessoas”. O diretor de desenvolvimento de negócios da Pollux, Ricardo Gonçalves, foi quem apresentou o projeto na etapa final do prêmio.
O case da Pollux mostrou os desafios da implantação do projeto de logística 4.0 na Florisa. Um projeto, marcado pelo pioneirismo: a Florisa tem a primeira solução do tipo em indústrias têxteis. Hoje, a empresa com sede em Brusque (SC), tem 5 robôs móveis autônomos com capacidade de 1 tonelada cada para atuar em um armazém de 5 andares integrados com 4 elevadores e gaiolas com RFID, além da conexão com softwares de gestão para o controle de todo o processo. São 450 posições de recebimento e 3000 posições de armazenamento de tecidos