Qlik adquire Big Squid para expandir recursos de análise aumentada com machine learning

Qlik adquire Big Squid para expandir recursos de análise aumentada com machine learning

17.10.2021

A Qlik anunciou a aquisição da Big Squid, fornecedora de aprendizado de máquina automatizado "no code" (AutoML), para expandir a capacidade das equipes de dados e analytics de aproveitar recursos avançados de análise aumentada, como avaliação dos fatores chave, análise preditiva e planejamento de cenário "what-if" com modelos de IA implementáveis por API para previsões diretamente no Qlik.

A combinação da Big Squid com os recursos analíticos aumentados existentes da Qlik – que já incluem integrações de API diretas com mecanismos de terceiros e o assistente de IA integrado ao Insight Advisor – expande o conjunto de recursos mais robustos do setor para analytics  em nuvem.

Com a aquisição da Big Squid, a Qlik avança ainda mais sua visão de inteligência ativa, na qual a tecnologia e os processos acionam operações imediatas a partir de dados em tempo real, atualizados e confiáveis para acelerar o valor do negócio em toda a cadeia de dados e analytics.

“As equipes de Dados e Analytics sabem que existe um incrível potencial inexplorado de usar os dados para prever e planejar o que vai acontecer. O que eles não têm são os recursos e a experiência em modelagem para descobrir e fornecer os insights que alimentam esses esforços”, afirmou Mike Capone, CEO da Qlik.

“Com os recursos de AutoML "no code" da Big Squid, as equipes serão capazes de aumentar, de forma contínua e fácil, seus esforços em analytics diretamente no Qlik com modelos baseados em IA que fornecem insights exclusivos para planejamento e ação oportunas quando mais importa”, completou.

Com a Big Squid, as organizações que possuem dificuldades para ir além das análises principais de seu analytics terão auxílio para compreender melhor os principais impulsionadores de negócios, expandir a capacidade de prever potenciais cenários e planejar ações futuras de forma mais eficaz. Quando integrado a uma plataforma completa de inteligência ativa, a Big Squid ajudará os clientes a responder perguntas mais complexas com mais facilidade, independentemente da fonte de dados.

“Entregar a estratégia certa para nossos clientes depende de nossa capacidade de analisar o volume de dados internos e externos para previsões precisas sobre as necessidades e tendências”, disse Bob Atkins, CEO da Gray Associates.

Segundo ele, a combinação do Qlik e da Big Squid ajuda a gerar insights “essenciais e exclusivos” a partir de milhões de linhas de dados com diversos cálculos de forma rápida e em escala, quase eliminando o custo e a sobrecarga da experiência interna em ciência de dados. “Não poderíamos ter começado com IA sem os especialistas em software e ciência de dados Qlik e Big Squid”, finalizou.

A Big Squid expandirá ainda mais o roadmap de SaaS existente da Qlik, abrangendo análise de fatores-chave, análise preditiva e planejamento de decisões "what-if". Além disso, trará valor imediato para os clientes on-premise e como parte do Qlik Cloud, no qual o Qlik continuará a oferecer suporte ao AutoML para uma ampla variedade de fontes de dados (incluindo Google, Microsoft e Snowflake). A Big Squid também ajudará esses clientes a modernizarem seu analytics com o Qlik Cloud, oferecendo ainda mais recursos que ajudarão os usuários de analytics de todos os níveis de conhecimento a criar e impulsionar insights que exijam ação.

“Plataformas de Business Intelligence e  analytics ajudam as organizações a entender o que aconteceu e por quê, mas os usuários querem cada vez mais saber o que vai acontecer e o que eles podem fazer a respeito”, explicou Doug Henschen, vice-presidente e analista principal da Constellation Research.

“Antigamente, esses insights preditivos eram deixados inteiramente para os cientistas de dados, mas os geradores de tendências estão fechando a lacuna entre BI, analytics e ciência de dados. Com a aquisição da Big Squid, a Qlik está ampliando e acelerando seus esforços existentes para permitir que cientistas que não trabalham com dados sejam preditivos”, completou.

Os termos do acordo não estão sendo divulgados. A Qlik está totalmente comprometida em oferecer suporte a todos os clientes existentes da Big Squid, muitos dos quais são compartilhados pela Qlik.

Acesse: https://www.qlik.com/pt-br/