Rotuladores eletrônicos permitem rastreamento de equipamentos em indústrias via IOT

Rotuladores eletrônicos permitem rastreamento de equipamentos em indústrias via IOT

30.04.2021

Os rotuladores eletrônicos são equipamentos essenciais dentro de uma indústria que permitem identificar máquinas, motores e painéis elétricos. Muito mais do que um simples equipamento para “etiquetar coisas”, os rotuladores atuais são capazes de gerar rótulos com informações conectadas a um banco de dados e que permitem, inclusive, acesso via QR Code. Tudo graças à IOT (internet das coisas).

Winicius Soares da Silva, consultor técnico da Reymaster Materiais Elétricos, diz que a identificação tem grande importância na comunicação visual e rastreabilidade dos ativos, permitindo ações muito mais rápidas que geram inúmeros benefícios dentro de uma indústria. 

Segundo o especialista, é muito importante que o rotulador gere etiquetas que atendam às normas de segurança e tenha uma interface que permita conectividade com sistemas de gestão. Ele cita o exemplo do modelo PTE550W da Brother, uma das maiores fabricantes de impressoras e equipamentos de gestão visual do mundo.

“Além de atender normas como a NR10/12, que impactam diretamente na segurança do ambiente de trabalho, o Brother PTE550W proporciona essa interface com a possibilidade de gerar protocolos em QR Code, um meio físico para o IOT.” 

Entre as vantagens técnicas desse rotulador eletrônico estão o “range” de etiquetas, que vão de 6mm a 24mm de largura, o amplo display LCD e os atalhos no seu teclado para ativar funções cotidianas como etiquetagem para cabos, patch panels e simbologias para sinalização. Outro diferencial é que ele já vem com maleta de transporte, bateria e carregador, o que facilita demais a vida de instaladores e equipe de manutenção.