Schaeffler Mover: Novo Conceito de Veículo Urbano
17.08.2018
Espera-se que dois terços de todas as pessoas passem a viver em áreas urbanas até o ano de 2050. A maior densidade populacional das metrópoles também irá mudar a maneira como as pessoas viajam nas cidades e como elas são abastecidas com mercadorias para uso diário. Veículos autônomos e elétricos desempenharão um papel importante, particularmente na forma dos novos robôs-táxis, ou transportadores de mercadorias e pessoas, que irão complementar ou até mesmo substituirão o transporte público nas cidades. A Schaeffler está fornecendo a base técnica para um conceito de mobilidade urbana: O “Schaeffler Mover”, com acionamento do cubo de roda e sistema de direção de 90 graus, oferece uma plataforma para uma ampla variedade de conceitos de veículos, como robô-táxis, ou veículos de transporte autônomos.
Os componentes de propulsão e chassis do “Schaeffler Mover” são combinados de modo a economizar espaço em uma unidade compacta, o “Schaeffler Intelligent Corner Module”. Este módulo é instalado em cada uma das quatro rodas e inclui o motor do cubo da roda, a suspensão da roda, incluindo o sistema da mola, e o atuador do sistema de direção eletromecânica. O sistema de direção do módulo de roda é projetado como um sistema de steep "by wize" eletromecânico. O projeto da suspensão da roda concebido permite um ângulo de direção de até 90 graus. Isso permite que o veículo seja manobrado em ruas estreitas e que também possa ser estacionado em espaços pequenos para permitir que os passageiros entrem e saiam. Seu raio de giro de menos de cinco metros torna o veículo extremamente manobrável no trânsito da cidade, e até mesmo girar no mesmo local será possível.
A interconexão é um pré-requisito decisivo para o bom funcionamento dos veículos autônomos na cidade. Os especialistas da Schaeffler conseguiram isso no estudo através da criação de uma reprodução digital do veículo, que representa uma imagem do veículo na nuvem (cloud). Através da análise contínua dos dados de operação e estado atual do veículo, é possível identificar antecipadamente os requisitos futuros de manutenção, por exemplo. “Este veículo é projetado para operações interconectadas e preenche uma lacuna significativa no atual portfólio da indústria automobilística”, de acordo com o Presidente de tecnologia da Schaeffler, Prof. Peter Gutzmer.
O estudo de viabilidade está sendo desenvolvido pela Schaeffler. Há planos para produzir, ao longo deste ano, um protótipo de um veículo, incluindo a cabine e ar condicionado.