Schneider Electric impulsiona inovação com ferramenta de Realidade Estendida (XR)
26.10.2023
A Schneider Electric visa aprimorar o desempenho operacional de empresas com a utilização de tecnologias avançadas na organização. Entre os recursos tecnológicos, a Realidade Estendida (XR) se destaca, pois tem o potencial de revolucionar as operações e manutenções elétricas em máquinas.
A diretora de Field Services da Schneider Electric Brasil, Claudia Guimarães, explica que, ao sobrepor informações digitais ao mundo físico, a tecnologia oferece oportunidades para aumentar a conscientização do processo produtivo e a segurança e otimizar os fluxos de trabalho de forma inovadora, com redução de erros e aumento no aprendizado.
O EcoStruxure™ XR Operator Advisor, da Schneider Electric, por exemplo, permite, por meio da Realidade Estendida (XR), que trabalhadores de operação e manutenção se envolvam em um mundo digital e interajam de maneira significativa, realizando suas tarefas de forma mais rápida e precisa.
“Fácil de aprender e usar, o EcoStruxure XR Operator Advisor conecta as pessoas aos dispositivos com visuais fotorrealistas e experiências digitais aprimoradas", disse Claudia. “Ele acelera o treinamento e gera melhoria na segurança e eficiência com capacitação virtual, imersiva e prática usando simulações interativas, sem comprometer a segurança, a operação ou o intervalo de inatividade. Também, economiza tempo ao isolar riscos e restaurar a energia de forma mais eficaz”, acrescenta.
A executiva explica que a Realidade Estendida (XR) engloba todas as formas de tecnologias que criam experiências virtuais para o usuário, como realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), realidade mista (MR) e inteligência artificial (IA). “Com todas essas ferramentas embarcadas, o investimento em inovação se justifica pelos diversos benefícios às organizações, além de uma variedade de possibilidades aos colaboradores, que, juntos com estes avanços, podem alavancar o crescimento da empresa”, conclui.