Sumitomo Chemical renova apoio ao Movimento Sou de Algodão, que fomenta a produção responsável da pluma

Sumitomo Chemical renova apoio ao Movimento Sou de Algodão, que fomenta a produção responsável da pluma

12.02.2023

Uma das principais companhias de soluções para agricultura do mundo, a Sumitomo Chemical renovou o apoio ao Movimento Sou de Algodão, projeto lançado em 2016 que visa unir toda a cadeia, do produtor ao consumidor final, para despertar o consumo sustentável do produto no Brasil, que, segundo o movimento, é o maior fornecedor de algodão responsável no mundo. O Sou de Algodão evidencia a sustentabilidade, respeitando o meio ambiente, a legislação trabalhista e a qualidade, tudo isso com rastreabilidade em todos os elos da cadeia.

A iniciativa foi idealizada pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). “Temos produtos que são indispensáveis para a cotonicultura brasileira, como o acaricida Smite e o regulador de crescimento Promalin. O apoio ao Movimento Sou de Algodão é parte de um projeto da Sumitomo Chemical para contribuir para o segmento”, afirma a gerente de Inseticidas e Cultura de Algodão, Suellen Drumond.

“Nós, da Abrapa, ficamos imensamente satisfeitos pela renovação do apoio da Sumitomo Chemical ao Movimento Sou de Algodão. Esse engajamento de toda a cadeia produtiva é muito importante. Ele mostra um alinhamento de propósitos ao promover uma matéria-prima responsável em sua forma de produzir e que, por seus próprios atributos naturais, é amigável ao meio ambiente. O algodão gera desenvolvimento social e deixa legado positivo para as próximas gerações, e isso é tudo o que nossos apoiadores desejam”, destaca o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel.

Além do Sou de Algodão, a Sumitomo Chemical apoia o projeto “Algodão que aquece”, que doa agasalhos 100% de algodão para estudantes de escolas rurais no oeste da Bahia, segundo maior produtor de algodão do Brasil, atrás de Mato Grosso.

Harmonia na lavoura

“Investimos no fortalecimento da cadeia de cotonicultura com ações que promovem a produção sustentável, com respeito ao meio ambiente e à legislação trabalhista. O movimento tem o objetivo de mostrar a importância da cadeia também na ponta”, reforça Drumond.

A Sumitomo Chemical tem um completo portfólio de soluções para o desenvolvimento das lavouras. Além dos produtos citados anteriormente, o produtor pode contar com os herbicidas Biffo, Crucial e Sumyzin, os inseticidas Abaday e Legion, os produtos para tratamento de sementes Inside FS e Maestro FS e um completo “Manejo Fisiológico” para o algodoeiro com Promalin, Nadran, Punto e Impulse, que garantem a arquitetura perfeita da lavoura, maior eficiência operacional e fitossanitária, uma desfolha precisa e abertura de maçãs uniforme, trazendo mais produtividade e qualidade de fibra.

As soluções sustentáveis da Sumitomo Chemical atuam para o agricultor colher todo o potencial produtivo da cultura em harmonia com os inimigos naturais das pragas. “Atuamos em todo o ciclo da cultura. O nosso portfólio é pensado na sustentabilidade ao longo do ciclo e não somente em uma etapa”, conta a gerente da Sumitomo Chemical.

Para a safra 22/23, a produção de pluma brasileira deve crescer quase 20% comparada à anterior, alcançando quase 3 milhões de toneladas. Os dados são da Abrapa.