Tecnologia para zerar o carbono: uma solução chave contra as mudanças climáticas
12.11.2024
A captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) tem ganhado destaque como solução para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e alcançar metas de descarbonização. No entanto, para ser eficaz, é fundamental medir com precisão a quantidade de carbono capturado.
Durante a COP29, um dos tópicos centrais será acelerar a transição energética, e a CCUS será fundamental nesse processo. Porém, a tecnologia ainda está em estágios iniciais e a medição contínua e precisa do carbono capturado é crucial. Como destaca Julia Salovaara, gerente de estratégia da Vaisala, “a medição deve ser transparente e eficiente, evitando suposições e resultados mascarados.”
A Vaisala desenvolveu a sonda multigás MGP241, que oferece dados em tempo real a um custo menor, proporcionando mais transparência para os projetos de CCUS. Em 2022, os investimentos em CCUS alcançaram um recorde de US$ 6,4 bilhões, com os EUA liderando os aportes. No entanto, muitos projetos ainda enfrentam atrasos.
Tecnologia e descarbonização de indústrias difíceis
A CCUS é particularmente relevante para indústrias de difícil descarbonização, como a de cimento, que é responsável por 7% das emissões globais de CO?. A Carbonaide, uma empresa finlandesa, é pioneira ao integrar CO? capturado no processo de fabricação de concreto, com monitoramento preciso realizado pela Vaisala. A tecnologia da Carbonaide pode armazenar 500 megatoneladas de CO? até 2050, com a ajuda do MGP241, que proporciona dados confiáveis sem custos elevados de calibração.
Com sua durabilidade e precisão, a sonda MGP241 reforça o compromisso com a sustentabilidade e a transparência nos projetos de CCUS.