Tecnologia TRUMPF permite a reciclagem de baterias em escala industrial
17.09.2024
Pela primeira vez, os fabricantes de automóveis e de baterias podem reciclar baterias de carros elétricos usadas ou defeituosas em escala industrial usando a tecnologia laser da TRUMPF. A empresa de alta tecnologia desenvolve sistemas a laser que cortam baterias usadas com segurança e recuperam matérias-primas valiosas do filme da bateria.
“A reciclagem de baterias faz sentido do ponto de vista ecológico e agora também pode ser implementada economicamente graças à tecnologia laser. A TRUMPF conta com amplo conhecimento em soldagem e corte a laser para a produção de baterias de carros elétricos. Há anos que trabalhamos com todos os principais fabricantes de automóveis e baterias. Incorporamos essa experiência no desenvolvimento dos novos processos”, afirma Hagen Zimer, CEO de Tecnologia Laser da TRUMPF.
A TRUMPF apresentou os novos processos a laser em junho, na feira líder em tecnologia de baterias, Battery Show Europe 2024, em Stuttgart.
Mercado para reciclagem de baterias de carros elétricos
Atualmente, as baterias para carros elétricos dependem de cobalto, lítio ou níquel. Mas a extração destas matérias-primas valiosas é complexa e nem sempre sustentável. Outro desafio são as cadeias de abastecimento longas e incertas. Além disso, a União Europeia estipula uma taxa de reciclagem de baterias de até 90%. “A indústria deve, portanto, realizar a reciclagem em larga escala. O mercado de processos a laser para reciclagem de baterias que está surgindo atualmente é enorme”, diz Alexander Sauer, chefe do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Produção e Automação IPA.
Só na Europa, a indústria terá de reciclar 570.000 toneladas de material de baterias todos os anos a partir de 2030.