Termomecanica é destaque em importante feira de refrigeração em Atlanta, nos Estados Unidos
07.02.2023
A Termomecanica é um dos destaques da AHR Expo, feira de refrigeração que acontece em Atlanta, capital do distrito de Georgia, nos Estados Unidos, entre os dias 6 e 8 de fevereiro de 2023.
A companhia participa do evento através do Programa Abrava Exporta, projeto organizado pela Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento) e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que visa fomentar exportações brasileiras do setor HVAC-R. Este cenário está diretamente relacionado ao processo de internacionalização da Termomecanica, que conta, desde 2021, com um Centro de Distribuição na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Esta é a 8ª participação da companhia no evento. A metalúrgica já marcou presença em edições que aconteceram em Monterrey (MX), Medelin (CO), Dallas (EUA), Chicago (EUA), New York (EUA), Orlando (EUA), Santiago (CL) e Miami (EUA). Neste ano, entre o público presente estarão engenheiros, empreiteiros, construtoras, fabricantes e distribuidoras do mundo inteiro.
O gerente de exportação da Termomecanica, Felipe Florencio Guerini, acredita que a AHR Expo é uma excelente oportunidade para reforçar a expertise da companhia para importantes decisores globais. “O evento reúne inúmeros profissionais interessados em acompanhar o que há de mais moderno e tecnológico para o setor de refrigeração. Estar entre diversas potências do segmento nos coloca em uma posição estratégica para viabilizar novos negócios, sobretudo com o mercado internacional”, conta Felipe.
Importância estratégica do setor de refrigeração
A área de HVAC-R ocupa papel determinante para o desenvolvimento da Termomecanica, que conta com uma média anual de mais de 50 clientes deste segmento. “É um setor bastante tecnológico e que tem buscado cada vez mais recursos que contribuam para melhorar a eficiência energética. Neste sentido, materiais como o Cobre e o Alumínio podem trazer ganhos muito expressivos”, aponta Felipe Florencio Guerini.
O variado catálogo de produtos da marca oferece tubos de Cobre lisos, utilizados em trocadores de calor dos evaporadores de refrigeradores residenciais e comerciais, bem como em aparelhos de ar-condicionado e condensadores. Além disto, a Termomecanica oferece tubos de Cobre flexíveis, conhecidos como pancake, também aplicados em instalações de ar-condicionado e tubos de Alumínio, utilizados em centrais de refrigeração e trocadores de calor, bem como em sistemas de coleção de energia solar.
O papel do Cobre e do Alumínio no setor de refrigeração
Insumos como Cobre e o Alumínio são amplamente explorados pela área devido aos diversos benefícios apresentados, conforme explica Felipe Florencio Guerini. “O Cobre por ser aplicado onde há fluido em alta temperatura na troca de calor, é recomendável por conta da grande resistência. Já o Alumínio, por ser mais leve, é indicado em situações nas quais o peso influencia na instalação e para condução de fluidos em temperaturas mais moderadas”, relata.
O especialista reforça ainda que estes metais são amplamente recicláveis e ajudam as companhias a se adequarem às principais demandas sustentáveis. De acordo com o especialista, no Brasil, o Alumínio conta com uma estrutura de coleta reversa madura e eficiente. Para cada quilo do material reciclado é possível economizar a extração de 4,5Kg do minério e gasta-se 19 vezes menos energia se comparado ao processo de obtenção do metal por via primária, além de emitir só 5% de material particulado na atmosfera.
Diante deste cenário, membros das áreas de engenharia e exportação da Termomecanica, que estarão na AHR Expo, buscam expor a ampla diversidade dos metais não apenas no segmento de refrigeração, mas, também, para outros setores importantes para a economia global.
“Queremos mostrar ao mercado global, que o Brasil e a Termomecanica estão prontos para atender às principais demandas por meio de produtos de qualidade, inovadores e sustentáveis e a AHR Expo é a ocasião ideal para acompanhar as tendências, fazer networking e, ainda, reforçar nossa estratégia de internacionalização”, finaliza Felipe.