Válvulas de controle aumentam produtividade e confiabilidade nos processos petroquímicos

Válvulas de controle aumentam produtividade e confiabilidade nos processos petroquímicos

19.09.2024

O setor de óleo e gás fornece combustíveis, lubrificantes e produtos químicos essenciais para a vida cotidiana. A extração e o processamento dessas matérias-primas geralmente ocorrem em condições adversas, como em zonas climáticas extremas ou em alto-mar, exigindo equipamentos confiáveis e capazes de suportar altas pressões e temperaturas elevadas, além de fluídos corrosivos ou incrustantes.

Os produtores petroquímicos enfrentam demandas regulatórias, ambientais e de performance cada vez mais rigorosas. Por isso, a escolha correta dos componentes da linha de produção torna-se um fator decisivo para garantir a segurança e a confiabilidade das refinarias.  As válvulas compõem grande parte dos equipamentos nessas plantas. Todos os tipos de gases e líquidos presentes passam por várias válvulas, que são responsáveis por bloquear ou direcioná-los para diferentes equipamentos de processo, de acordo com a etapa de produção.

A Valmet, líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias, automação e serviços para indústrias de processo, possui uma vasta base instalada em mais de 100 países, atuando nos setores petroquímico, químico, de petróleo e gás, e de energia. Seus produtos incluem válvulas, atuadores e posicionadores das marcas NelesTM, Neles EasyFlowTM, StonelTM, JamesburyTM e FlowroxTM.

“Em um contexto no qual a segurança e a proteção ambiental são tão críticas quanto a rentabilidade e o desempenho, os operadores enfrentam o desafio de encontrar a combinação ideal de tecnologias que os ajudem a equilibrar esses requisitos. A eficiência dos processos nas indústrias de óleo e gás depende fortemente da qualidade dos equipamentos. A Valmet reúne todos esses atributos em sua ampla gama de válvulas, atuadores e posicionadores”, explica o gerente de negócios da Valmet, Rodrigo Bonas.